Início do conteúdo

Estudante do IFRS representa o Estado nas Paralimpíadas Escolares


Professora Heloisa, Maria Eduarda e o técnico Daniel Brisotto

A estudante Maria Eduarda Machado Stumpf, do 2º ano do curso Técnico em Química do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), está representando o Rio Grande do Sul na Paralimpíadas Escolares 2021, que ocorrem de 23 a 27 de novembro, em São Paulo.

Maria Eduarda competirá na modalidade de ParaTaekwondo Classe K44, até 52kg, representando o Rio Grande do Sul. A estudante foi medalha de ouro no Regional Open Sul na categoria até 52kg, e ficou em 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Para Taekwondo, na categoria adulto, realizado neste ano.

Maria Eduarda com o técnico Daniel Brisotto

A aluna está acompanhada do técnico, Daniel Brisotto, que é coordenador das categorias de base da Federação Gaúcha de Taekwondo e especialista em Esporte de Alto Rendimento pelo Instituto Olímpico Brasileiro, e da professora de Educação Física do Campus Caxias do Sul Heloisa Santini.  Maria Eduarda também representará o Brasil no Mundial de  ParaTaekwondo 2021, que ocorre em dezembro, na Turquia.

Esta é a segunda participação de um estudante do Campus Caxias do Sul nas Paralimpíadas . A primeira ocorreu em 2019, quando o discente Matheus Costa Gambin, do curso 1º Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, conquistou o 9º lugar na categoria Bocha (BC1). Veja a divulgação.

Na edição de 2019, o IFRS contou também com a participação do acadêmico Luciano Ribeiro, do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Feliz, que participou pela Apae de Feliz e foi até as quartas de finais, ficando em 8º lugar na categoria Bocha adaptada (BC2). Acompanhe o texto de divulgação.

Sobre as Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. O evento tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

É um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição, inúmeros talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.

Primeira foto Roberta Wendorf – Goiás

Fim do conteúdo