Início do conteúdo

Estudante do Campus Ibirubá é selecionada para participar de Congresso Mundial


Estudante Ana Lara Kuhn sorrindo.

O congresso mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) debate assuntos relevantes para o ensino a nível mundial e conta com a presença de especialistas e um acampamento de jovens. O Youth Camp é um acampamento para jovens estudantes de todo mundo que tem como objetivo proporcionar o contato com outras culturas e promover a discussão temas pertinentes no mundo acadêmico e profissional afim de criar um documento levando a voz dos estudantes ao Congresso Mundial.

Em abril, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (CONIF) abriu chamada pública para a seleção de estudantes para participarem do Youth Camp, na qual a estudante Ana Lara Kuhn, do curso de Engenharia Mecânica do Campus Ibirubá, foi selecionada em primeiro lugar para integrar a comitiva brasileira.

Conquistar essa vaga não foi simples, Ana Lara conta que se preparou por anos fazendo curso de idiomas e participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus para ter um currículo competitivo o suficiente, segundo ela: “Estou muito feliz com o resultado, é um sonho que está prestes a se tornar realidade. Porém, foi um sonho construído com o tempo, pois precisei me preparar em diversos aspectos para poder ser selecionada”. Os critérios de seleção envolviam várias etapas, entre elas: o histórico escolar, o envolvimento com a instituição, a familiaridade com os temas do evento e a capacidade de expressão em inglês.

Ana Lara ressalta as expectativas para a atividade: “o evento será muito desafiador e marcante não só na minha vida acadêmica e profissional mas também pessoal, pois irá me permitir ter contato com diferentes culturas, línguas e pessoas do mundo inteiro”. O evento acontece em junho de 2022, em Donostia-San Sebastián, na Espanha.

Texto e foto: Comunicação do Campus Ibirubá

 

Fim do conteúdo