Estudante de mestrado do IFRS participa de intercâmbio na Noruega

Renan em frente ao prédio da universidade.

Renan na Nord University

“Pode parecer clichê, mas só tive experiências positivas”, assim o estudante Renan de Jesus Ferreira define a experiência de intercâmbio que está vivenciando em  Bodø/Noruega. Aluno do último semestre do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) do IFRS Campus Porto Alegre, Renan embarcou em agosto de 2023 para o país europeu.

O programa do qual participa, Erasmus da União Europeia, prevê que um estudante do IFRS curse disciplinas durante um semestre na Nord University, conforme acordo firmado entre o Instituto e a Universidade. Renan está fazendo quatro componentes da área mais próxima ao programa do Profnit e condizente com seu histórico escolar e experiência prévia. Ele pretende aproveitar o que está estudando para o desenvolvimento de sua dissertação, cujo tema geral é Indicações geográficas, com foco no setor vitivinícola do Rio Grande do Sul.

Recepção e cotidiano

Na chegada, o estudante participou de uma semana de atividades para integração na Nord University, sendo algumas delas direcionadas aos estrangeiros. “Houve grande foco em desenvolver diversidade de cultura e pensamentos com os alunos internacionais e integrar toda a comunidade acadêmica”, afirma. Com o passar do tempo, aponta alguns choques de realidade, como o fato de não existir criminalidade no país. “Há uma confiança geral de que coisas, procedimentos e instituições funcionam de uma forma que faz sentido. Existe um estigma de que são pessoas fechadas, mas na verdade eles estão acostumados a respeitar o espaço alheio”. Ele conta que sempre que precisou perguntar algo a estranhos ou pedir ajuda em diferentes espaços, todos foram amigáveis. Sobre o clima, destaca a presença de neve e temperaturas negativas, mas nada muito diferente do inverno do Rio Grande do Sul, ao qual está habituado.

As aulas, Renan relata serem interativas e baseadas em projetos desenvolvidos durante o semestre, que resultam em um trabalho maior no final. Ele explica que há um foco para o empreendedorismo sustentável e social, visando a contribuição para a comunidade. A relação com os professores diz ser informal. “Somente se usa primeiros nomes, com isso se cria um ambiente confortável e inclusivo para todos os alunos”.

Após o término do intercâmbio que ocorre neste mês de dezembro, o estudante planeja focar na conclusão do mestrado em 2024.

Sobre a parceria IFRS e Nord University

O IFRS e a Nord University, localizada em Bodø/Noruega, possuem um acordo firmado que possibilita a estudantes regularmente matriculados no curso de Mestrado ProfNIT participarem de programas como o Erasmus. O processo de seleção ocorre através de um edital e não possui período definido para abertura de seleção, ficando a cargo da vigência dos editais Erasmus e disponibilidade da universidade norueguesa. No último edital, no qual Renan participou, foi disponibilizada uma vaga para o período de cinco meses para cursar disciplinas e participar da vida acadêmica e colaborar com projetos em andamento.