Estrangeiros, imigrantes e refugiados podem se inscrever para avaliação de  língua portuguesa

Banner com a frase: Oportunidade. Avaliação presencial de língua portuguesa para refugiados, imigrantes e estrangeiros. Inscrições até 15 de julho.

Estrangeiros, imigrantes e refugiados que concluíram algum curso a distância (EaD) ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) poderão se inscrever para a realização  de avaliação presencial de língua portuguesa. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho de 2022.

A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes. A realização da avaliação presencial é uma exigência para a naturalização desde o final do ano de 2020 (conforme a Portaria Nº 623, do Ministério da Justiça e Segurança Pública).  A prova ocorrerá no Campus Bento Gonçalves do IFRS no dia 30 de julho, às 9h. Recomenda-se que os inscritos cheguem ao local de prova com antecedência mínima de 15 minutos, munidos de máscara e comprovante vacinal.

Sobre as inscrições

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico respeitando o que é estabelecido pelo  Edital IFRS nº 080/2022 – Edital para Inscrições para a avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros(as), imigrantes e refugiados(as)

Em caso de dúvidas ou dificuldades para realizar a inscrição, é possível acessar o Roteiro de avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados produzido pelo IFRS.

Comprovante de vacinação

Para realizar a prova, os candidatos deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid–19 e usar máscaras adequadas, que cubram nariz, boca e queixo, durante todo o tempo de permanência na instituição.

Se no dia da prova tiverem sintomas ou suspeita de Covid, não devem comparecer ao Campus e informar imediatamente a Comissão Organizadora, pelo e–mail [email protected], anexando atestado médico. Nesse caso, haverá a possibilidade de reagendamento da prova, conforme a disponibilidade do campus em que se inscreveu.

Mais informações e orientações estão no Edital IFRS nº 080/2022.