Estude no IFRS
Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia
As inscrições para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, ofertado gratuitamente nos campi Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), começam nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro, e serão recebidas até o dia 17 de janeiro de 2022.
O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses. Neste processo seletivo são ofertadas 27 vagas, no total, distribuídas da seguinte forma: 20 no Campus Bento Gonçalves do IFRS e sete no Campus Urupema do IFSC.
Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. Os candidatos que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 1.650,00 (1,5 salário mínimo nacional) por pessoa do grupo familiar tiveram a oportunidade de solicitar isenção desse pagamento entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021.
Podem se inscrever os graduados em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola. Os interessados devem ler as informações completas na chamada para seleção disponível em https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/ e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected].
No dia 22 de novembro, em live transmitida pelo canal youtube.com/ifrsbgoficial, as coordenações do curso apresentaram orientações para elaboração do anteprojeto de pesquisa, documento exigido no processo seletivo.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE)
O PPGVE é um programa que atua em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. No primeiro momento a oferta se dará nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Futuramente, poderá contar com outras instituições associadas.
O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.
O curso tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. Esse trabalho deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.
Texto e foto: Comunicação do Campus Bento Gonçalves