Início do conteúdo

Está no ar, a edição de dezembro do “Fala aí, Reitor”


Olá, colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, mais um Fala aí, Reitor. Espero que estejam gostando e que consigam, assim, acompanhar um pouco do que ocorre na agenda da gestão do IFRS.

3º Salão de Pesquisa, Ensino e Extensão

Nos dias 23 e 24 de novembro, no Campus Bento Gonçalves, ocorreu o 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, com o tema “Mulheres na Ciência”, reunindo mais de 500 estudantes e de 300 servidores, de todos os nossos campi. O IFRS esteve em festa: ciência, tecnologia, interação com a sociedade, solução de problemas, palestras, arte, cultura, cápsula do tempo e integração entre estudantes e servidores. Foram 10 eventos simultâneos: SICT, SEMEX, SEMEPT, Seminário de Internacionalização, Seminário de Pós-graduação, Mostra de Arte e Cultura, Mostra de Inovação e Tecnologias, Desafio Criativo, Mostra BAJA, Espaço Comemorativo. Com o Salão, o IFRS presta contas à sociedade: estamos aqui trabalhando muito para melhorar a vida das pessoas e para promover uma sociedade mais justa e igualitária, cumprindo muito eficientemente a nossa missão. Só posso dizer que foi um evento excelente e revigorante!

 

Aquisição de Biblioteca Digital

Divido com a nossa comunidade uma grande notícia: em 2019 a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vai contar com uma Biblioteca Digital. Estudantes terão acesso a recursos literários e de pesquisa por meio de desktops, tablets e smartphones. Estão sendo adquiridas três licenças: Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual e Evolution, que contemplam centenas de títulos de diversas áreas do conhecimento e editoras.

 

Visitas aos campi Caxias do Sul,  Feliz e Veranópolis

Neste mês que passou conseguimos cumprir agendas nos campi Caxias do Sul,  Feliz e Veranópolis. Em todos, tivemos a oportunidade de conversar com as equipes diretivas, com os colegas servidores e com os estudantes. Sinto que o que mais aflige a nossa comunidade neste momento é justamente a transição de governo e as incertezas que surgem em momentos como este. Nosso papel, como gestão institucional, é manter a comunidade informada dos acontecimentos, tranquila e garantir que tudo está sendo feito para que o nosso Instituto continue desempenhando a sua função histórica.

 

Reunião mensal do Conif

Na primeira semana de novembro, ocorreu a reunião mensal do Reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Como de costume, muitos temas de interesse do IFRS foram discutidos: provimentos de vagas de professores e técnicos, prazos para empenhos de 2018, assinatura de convênio com a Conaf (Confederação Nacional da Agricultura Familiar – espero que tenhamos boas ações em conjunto em 2019), entre outros. No entanto, o tema mais discutido foi a transição no governo federal e como os Reitores podem colaborar neste processo. O Conif montou uma comissão, da qual faço parte, com a finalidade específica de procurar o novo governo para auxiliar nessa transição e também para colocar os IFs à disposição para o que for preciso.

 

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

No dia 22 de novembro, tivemos a reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD). Muitos assuntos foram pautados: apresentação do Mural de Oportunidades do IFRS (atenção estudantes: novidades à vista!), plano de integridade (medidas contra nepotismo, corrupção, conflitos de interesse), apresentação das obras executadas em 2018 e planejamento de obras para 2019, transição de governo e encaminhamentos do Conif e também a ocupação de códigos de vagas de docentes/técnicos e encaminhamentos para nomeações até o final do ano.

 

Congresso Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

No dia 14 de novembro, tive a honra de mediar a discussão “A EJA e as universidades”, durante o Congresso Internacional de Alfabetização e Educação de jovens e adultos, na UFRGS, em Porto Alegre. Tema altamente relevante e brilhantes mulheres debatedoras! E o mais legal foi ver o envolvimento de várias colegas do IFRS na organização do evento, e também o protagonismo dos IFs na educação de jovens e adultos.

 

Encontros de “coletivos” do IFRS

Neste mês que passou, participei de importantes encontros de diferentes coletivos de servidores do IFRS, todos na Reitoria: Comitê de Administração (COAD), Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Encontro de Engenheiros e Arquitetos, Encontro de Contadores e Encontro de Pedagogos. Esses momentos são sempre muito ricos e permitem que colegas de diferentes campi discutam seus fazeres e compartilhem as suas experiências.

 

Curso de Formação de Brigada de Incêndio

A Reitoria formou a sua primeira “Brigada de Incêndio”! Nossa Diretoria de Planejamento e Obras (DPO), em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), organizou um curso para formação de brigadistas e vários servidores da Reitoria foram capacitados, ficando agora estão devidamente preparados para enfrentar eventuais sinistros. Teve até evacuação do prédio da Reitoria com fumaça e tudo! O mesmo curso também foi ofertado para os colegas dos campi Bento e Veranópolis.

 

Fórum dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo

Ocorreu em Porto Alegre, mais uma reunião dos coordenadores dos habitats de inovação (incubadoras, FABLABs e laboratórios de inovação) do IFRS. Foi mais um rico momento de compartilhamento de experiências e também de discussões sobre as dificuldades e possibilidades. A reunião ocorreu no novo espaço institucional do IFRS em Porto Alegre, que já abriga o Escritório de Projetos (EP) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O local é excelente e aberto a toda comunidade do nosso Instituto (Rua Corte Real, 142 – bairro Petrópolis).

 

Premiações e mais premiações para o IFRS

Estes últimos dias foram de muitas premiações importantes para o IFRS:

– Prêmio Jovem Cientista 2018 do CNPq/Fundação Roberto Marinho, categoria Ensino Médio, para a estudante Juliana Estradioto, do Campus Osório, com o projeto “Desenvolvimento de Filme Plástico Biodegradável a partir da Fibra Residual do Maracujá”;

– Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2018, oferecido pelo Ministério do Direitos Humanos, para o projeto “IFRS e práticas educativas com grupo de estrangeiros em Erechim”, desenvolvido por colegas e estudantes do Campus Erechim;

– Medalha de ouro na XVII Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, para estudantes do Campus Canoas;

– 17 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas – OBMEP 2018, para estudantes dos campi Vacaria, Farroupilha, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Osório, Rio Grande, Sertão e Feliz.

Aproveito para expressar, em nome de toda comunidade do IFRS, o nosso orgulho e a nossa felicidade pelas premiações alcançadas.

Até a próxima!

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS

 

Fim do conteúdo