Está aberta a sexta edição dos Jogos do IFRS

Em times adversários, vindos de municípios diferentes, cursando áreas totalmente distintas… A diversidade e a integração dos estudantes atletas são características – e pontos fortes – dos Jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que deram início na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, à sexta edição. Mas estampado em todos os uniformes esportivos está o nome que une esse mosaico: IFRS.

E pela primeira vez, é em uma unidade do IFRS que esse grande evento ocorre. O Campus Sertão recebe os cerca de 550 atletas e 50 servidores de 16 campi que participam das competições, desta sexta-feira até domingo (dia 20 de outubro). No primeiro dia, ocorrem as partidas de handebol feminino, voleibol masculino, voleibol de areia feminino, xadrez masculino e feminino. Os jogos de vôlei de quadra ocorrem no Ginásio do município de Coxilha. A previsão é que alguns jogos se estendam até depois da meia-noite.

> Confira os resultados do primeiro dia dos Jogos do IFRS

Com muita animação para participar dos Jogos pela primeira vez, o atleta Gabriel Rodrigues da Silva, do time de vôlei do Campus Caxias do Sul, conta que, além de treinar, sentiu-se mais estimulado para caprichar nas notas. “Muita gente quer estar aqui e para entrar no time do campus não podemos ter três notas ou mais abaixo de sete”, conta o aluno do segundo ano do curso Técnico em Química. Então Gabriel, de 16 anos, dá a dica: “ter notas boas traz muito mais oportunidades”. O ônibus com os atletas de Caxias saiu do campus às 3h30min desta sexta-feira. Apesar do sono, a empolgação era grande e “chegar ao Campus Sertão foi um momento mágico”, declara.

Já o atleta João Matias Giacomin, do segundo semestre de Tecnologia em Agronegócio do Campus Sertão, tem experiência nos Jogos. Como fez o Ensino Médio no IFRS, ele participou  também das edições de 2017 e 2018, jogando voleibol. “A integração é a melhor coisa dos jogos. Eu tenhos amigos no Campus Rio Grande, com quem converso até hoje e pretendo visitar”, conta João.

Próximas competições

Para o sábado, dia 19, estão previstas as partidas de handebol masculino, futsal masculino, futsal feminino, voleibol feminino, basquete masculino, vôlei de areia masculino e tênis de mesa masculino e feminino.

No domingo, 20 de outubro, será a vez de futsal feminino, handebol masculino, basquete feminino, voleibol de areia masculino e feminino, atletismo masculino e feminino.

Abertura oficial

A abertura dos 6º Jogos do IFRS ocorreu no início da tarde desta sexta-feira. Reunidos no ginásio do Campus Sertão, os atletas demonstravam a energia e a vontade de dar início às atividades.

O diretor-geral do Campus Sertão, Odair José Spenthof, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou que a realização dos jogos no campus é a concretização de um sonho. “Esse é o maior evento da história do campus, em seus mais de 60 anos”, frisou. A pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, agradeceu a todos os servidores que se dedicaram para que os Jogos fossem uma realidade, como a equipe da Proex, os professores de Educação Física e servidores do Campus Sertão. Lembrou que o evento acontece pelos estudantes e pediu que a integração fique acima da competição.

O prefeito de Sertão, Edson Luiz Rossatto, presente à solenidade, declarou que o município tem orgulho do IFRS e agradeceu as oportunidades oferecidas à comunidade. Finalizando as falas, o reitor, Júlio Xandro Heck, destacou a emoção de reunir tantos estudantes para os Jogos em um campus do IFRS. Destacou que a instituição valoriza o esporte e lembrou que neste ano de 2019, os campi Canoas, Caxias do Sul e Restinga estão inaugurando suas quadras poliesportivas. Segundo o reitor, todos os campi devem ter estrutura adequada para a prática de esportes até 2021. “E esse é um mérito de muita gente. O coletivo é importante para que as coisas aconteçam.”

Antes de a solenidade ser encerrada, a estudante do Campus Sertão Sara Paixão leu o “Juramento do Atleta”, repetido pelos colegas presentes.

Homenagem: Durante a abertura dos Jogos, as estudantes do Campus Sertão Gabriela Dickmann, Vivian Franklin e Letícia Pedruzzi homenagearam o colega Germanio Fernando Bins Lamers, do curso Técnico em Agropecuária, que faleceu no dia 12 de outubro de 2019. Segurando uma faixa, elas leram uma mensagem sobre o aluno. O diretor do Campus, Odair José Spenthof, solicitou um minuto de silêncio.

Sobre os Jogos

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-reitoria de Extensão. Esta sexta edição estava suspensa devido aos cortes no orçamento da instituição. No entanto, foi possível devido a um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O recurso financeiro proveniente do órgão federal é específico para realização de evento esportivo.

Acompanhe a cobertura dos jogos também no Facebook e no Instagram do IFRS

> Imagens do primeiro dia dos 6º Jogos do IFRS: