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Especial Extensionista: Projeto permite que estudantes do 1° ao 9° ano tenham contato com curiosidades da Biologia


Dois estudantes trabalham em microscópios.

Para despertar o interesse por conteúdos de Biologia, projeto leva lâminas com estruturas de diferentes animais e vegetais, como borboleta, mosquito, pulga, raiz de cebola e outros, para serem vistas no microscópio de escolas de Rolante e Taquara.

 

Participar de experiências práticas contribui para que os estudantes entendam melhor os conteúdos da escola e a sua aplicabilidade. Com o objetivo de ensinar Biologia de uma forma que traga a matéria para o dia a dia dos alunos, surgiu o projeto “Criação de um laminário para as práticas de ensino”, no Campus Rolante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa foi uma das ganhadoras do Prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke do IFRS neste ano de 2022. 

O projeto foca no ensino da Biologia de forma que cative os estudantes e eles consigam ver sua aplicabilidade. Para isso, foi criado um laminário histológico, recurso que contém diversas lâminas retangulares de vidro com estruturas animais e vegetais para serem estudadas. Atualmente são 70 lâminas, com tecidos de borboletas, mosquitos, pulgas, abelhas, moscas, raiz de cebola, amido, caule de abóbora, entre outros. 

O laminário é uma das atrações das “Mostras de Biologia”, realizadas pelo projeto em escolas parceiras. São montados circuitos nos laboratórios das escolas com curiosidades da matéria. Os alunos do  1° ao 9° ano do ensino fundamental  podem observar as estruturas nas lâminas histológicas através dos microscópios ópticos da sua escola. 

Mas as “Mostras de Biologia” levam ainda outras atrações. É possível conhecer como vivem as abelhas através de uma caixa didática, ver as diferenças entre bactérias e vírus por meio de modelos em feltro, saber mais sobre as estruturas das células em biomodelos confeccionados em biscuit. 

As lâminas histológicas foram confeccionadas no laboratório agrotécnico do Campus Rolante em parceria com o Instituto de Ciências Básicas da Saúde e o Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Quase 700 estudantes participaram em 2022. Ações seguirão em 2023

A ação, coordenada pela bióloga Gabriela dos Santos Sant’Anna, servidora técnica administrativa do Campus Rolante, teve início em março de 2022 e já beneficiou 18 turmas na escola municipal Rosa Elsa Mertins e 16 turmas do Colégio Theóphilo Sauer, ambos localizados em Taquara/RS. Foram aproximadamente 680 alunos participantes.

No ano de 2023, o projeto terá a segunda edição, buscando aumentar o número de escolas parceiras, com a meta de realizar quatro ações por instituição de ensino, duas no primeiro semestre e duas no segundo. As atividades podem ser implementadas em escolas públicas ou privadas de Rolante e Taquara, desde que exista um laboratório ou espaço que possibilite.

Escolas interessadas em participar podem enviar e-mail para [email protected].  

 

Texto – projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades”, elaborado pela bolsista Bruna Assis e editado pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS

 

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