Equipes de futsal e handebol do IFRS participam dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais

Alunos disputam partida de handebol em quadra.

As equipes de futsal e de handebol masculino do Campus Ibirubá vão representar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais. As atividades começam na segunda-feira, 23 de outubro de 2023, e vão até sábado, dia 28, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

A delegação é composta por 25 integrantes, sendo 22 estudantes e três servidores. Além dos alunos do Campus Ibirubá, no grupo estão também discentes dos campi Sertão, Feliz e Caxias do Sul.

A equipe de futsal foi treinada pelo professor Mauro Pereira e a de handebol, pela professora Dioneia Everlang, que acompanharão seus atletas. A pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, que também é professora de educação física, no Campus Caxias do Sul, afirma: “Após vários anos acompanhando as delegações do IFRS nessas etapas, percebe-se claramente que eventos como esse possuem uma importância única para a formação integral dos nossos estudantes, pois irão proporcionar aprendizagens não somente relacionadas às modalidades esportivas em si, como também outras habilidades pessoais”.

As duas equipes garantiram a vaga para a etapa nacional após conquistarem o ouro nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), que ocorreram entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro em Blumenau – Santa Catarina. No total, foram 12 medalhas conquistadas no JIFSul, sendo duas de ouro, três de prata e sete de bronze.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país (38 Institutos Federais e o Colégio Pedro II). O evento neste ano será sediado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e terá a participação de aproximadamente 1.200 estudantes que venceram as etapas locais e regionais da competição.

As disputas ocorrerão no Centro de Formação Olímpica (CFO). O primeiro confronto dos times do IFRS será na terça e na quarta-feira, dias 24 e 25, respectivamente. A equipe de handebol entra na quadra às 8h do dia 24, em jogo contra a equipe do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). No dia 25, às 10h, será a vez dos meninos do futsal.

A cerimônia de abertura dos jogos nacionais será às 19h de segunda-feira, 23 de outubro, com o desfile das delegações.

Mais informações sobre os jogos podem ser acompanhadas na página @jifnacional no Instagram.