Equipe de Judô do IFRS é primeiro lugar no ranking gaúcho para competidores em formação

A equipe de Judô do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou o 1° lugar no Ranking Geral da Divisão de Acesso da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) – destinado a competidores em formação, faixas branca a laranja. A equipe, que é federada à FGJ, atualmente conta com mais de cem atletas, dos campi Osório, Restinga e Feliz. No ano de 2019, o grupo recebeu mais de 200 medalhas em diferentes competições promovidas pela FGJ.

Na sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, a FGJ entregou um troféu ao responsável técnico pela equipe, professor Felipe Parisoto, do Campus Osório, durante evento realizado em Porto Alegre. Na ocasião, também houve homenagem a três judocas do IFRS, que conquistaram o título de atleta destaque do ano: Isadora Sana da Silva (1° lugar, Sênior Feminino, Divisão de Acesso – na foto em destaque), Matheus Renan Machado (1° lugar, Sênior Masculino, Divisão de Acesso) e Thiago da Silva Ferreira (Destaque Metropolitano, Sênior Masculino, Divisão de Acesso).

Ainda no evento, Felipe Parisoto conduziu o primeiro atleta a conquistar a faixa preta desde que a equipe do IFRS é federada: Rafael Moreira Camargo.

Saiba mais:

O vínculo do IFRS com o Judô surgiu por iniciativa do programa de extensão “Equipe de Judô / IFRS-Campus Osório”, no ano de 2017, sob coordenação de Felipe Parisoto. A iniciativa buscou unificar o Judô da região litoral norte do Estado. Neste ano de 2019, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) propôs fomentar o esporte nos demais campi e estender o vínculo com a FGJ para todos os campi do IFRS.

No Campus Restinga, havia uma equipe de judô organizada como um projeto de ensino, com aulas ministradas pelo professor José Lourenço Munaretto Zimmermann, faixa preta de Judô, e coordenadas pela professora Cíntia Alvim Stocchero, que passou então a fazer parte da Equipe do IFRS e tornou-se também federada. Em 2019, foi criada a Equipe de Judô do Campus Feliz, com a coordenação do professor Cristiano da Silveira Pereira.

“Os resultado obtidos com o fomento institucional (Bolsas e Paiex), o número elevado de atividades integradas e a utilização da estrutura descentralizada levou rapidamente o IFRS ao primeiro lugar do podium no Ranking Estadual da Divisão de Acesso”, observa Felipe Parisoto.