Perguntas Frequentes sobre MOOCs e Encargos Docentes
A fim de organizar as atividades e fluxos relacionados aos MOOCs e visando facilitar o processo de elaboração e publicação, compartilhamos as orientações de como funcionarão os procedimentos:
Como funcionará a partir de agora?
Teremos 3 editais:
a) Edital IFRS Proen N° 12/2024 – Seleção Complementar Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente e Edital IFRS Proen N° 36/2023 – Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente, para a elaboração cursos on-line abertos e massivos, passível ao cômputo de carga horária complementar ao docente, conforme art. 22 da Resolução Consup nº 067/2022. Este edital compreenderá a elaboração do conteúdo do MOOC, estando destinado complementar sua carga horária de atividades de ensino. Atenção: neste edital o docente poderá submeter a proposta de curso, entretanto a aprovação para contabilizar a carga horária no PIT fica a critério da gestão do campus. Nesta etapa, o NEaD e a CagEaD não estão envolvidos, uma vez que envolve apenas a elaboração do conteúdo do curso.
b) Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025, para o registro de cursos, cuja carga horária é compreendida pelo art. 21 da Resolução Consup nº 067/2022. Este edital segue o fluxo tradicional, onde o docente deverá submeter a proposta do curso e passará para a emissão do parecer do NEaD e CagEaD.
Quais são os requisitos para elaborar ou publicar um MOOC?
Ter habilitação para atuação na educação a distância, conforme Instrução Normativa Proen Nº 06/2020.
Sou docente, como funcionará a carga horária?
Para quem deseja contabilizar a elaboração de um MOOC na sua carga horária do semestre, deverá submeter uma ou mais propostas de curso para os editais Edital IFRS Proen N° 12/2024 – Seleção Complementar Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente e Edital IFRS Proen N° 36/2023 – Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente. Com o MOOC já pronto, para publicar ele, o docente deverá submeter pelo Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.
Sou docente e quero criar um MOOC para colocar no meu PIT, como faço?
O docente deverá ler os editais Edital IFRS Proen N° 12/2024 – Seleção Complementar Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente e Edital IFRS Proen N° 36/2023 – Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente, e submeter a sua proposta de curso através do SIGAA. Atenção: a proposta deverá ter temática inédita. No próprio edital disponibilizamos um link para uma planilha onde o docente poderá conferir as propostas já existentes. À medida que as propostas forem sendo submetidas, vamos atualizando esta planilha. Após a aprovação da sua proposta, o docente poderá incluí-la no seu PIT, entretanto a aprovação do PIT caberá a gestão do seu campus. Ou seja, a aprovação da proposta no Edital não garante que o docente poderá contar como horas no PIT.
Quantas horas um MOOC contará no meu PIT?
Consulte a seção 3 dos editais Edital IFRS Proen N° 12/2024 – Seleção Complementar Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente e Edital IFRS Proen N° 36/2023 – Elaboração de Cursos On-line Abertos e Massivos como Complemento a Carga Horária Docente. Entretanto a aprovação desta carga horária no PIT fica a critério da gestão do campus.
Já tenho TODO o material para meu MOOC criado, como faço para publicar?
O docente deverá participar do Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.
Sou docente, quero criar um MOOC mas não irei colocar a carga horária no meu PIT, e agora?
O docente deverá participar do Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.
Sou técnico, posso publicar um MOOC?
O docente deverá participar do Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.
Posso fazer um MOOC com um grupo de colegas?
Se o docente deseja complementar sua carga horária de atividades de ensino no PIT, a proposta deverá ser INDIVIDUAL, uma vez que o PIT é individual e o acompanhamento será individual também. Entretanto, o docente pode, com o seu grupo, pensar em um curso maior e cada membro submete uma proposta de MOOC menor. Quando concluída a etapa de elaboração, os docentes poderão submeter o MOOC em grupo para o Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.
Eu já elaborei MOOCs autorais e submeti para o Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025, como contabilizo essa carga horária?
Foi emitido o Ofício Circular CED-REI 02/2023 (encaminhado aos NEaDs), com uma listagem de MOOCs autorais que foram submetidos no Edital IFRS Nº 102/2022, cujo material foi publicado nas plataformas até 14/12/2023 e que certifica a contabilização da carga horária para o PIT de 2024/1 ou 2024/2. Atenção: não é obrigatória a utilização destas horas no PIT.
Ao elaborar o conteúdo do MOOC é garantido que ele será publicado em uma das plataformas utilizadas pelo IFRS?
Não, um edital visa a elaboração do material, e o outro é para o registro do curso. Apenas na etapa de registro do curso é que ele seguirá as etapas para a publicação.
Irei usar vídeos nos cursos, como faço as Libras?