Educação para Relações Étnico-Raciais: políticas e conceitos- 1º edição.

O projeto de extensão promovido pela Assessoria de Relações Étnico-raciais do IFRS, visa apresentar e socializar os avanços que as IFES já tiveram até esse momento, desde a implementação da política de cotas, Lei 12.711/12. Pretende-se discutir os passos institucionais das instituições de ensino públicas federais em direção à garantia de acesso e permanência de estudantes, sujeitos de direito, que buscam ingresso pela reserva de vagas. Visamos estabelecer um diálogo sobre as políticas de ações afirmativas com a comunidade acadêmica assim como, com o público em geral, buscando ampliar a compreensão sobre esse tema, informando, elucidando conceitos e discutindo as ações afirmativas a partir de diferentes realidades de instituições públicas de ensino.

Considerando que o IFRS será a instituição sede do VI Fórum de Ação Afirmativa das Universidades Federais da Região Sul, buscamos focalizar a partilha de experiências das instituições federais da região sul. Os encontros terão, além dos debates institucionais, reflexões jurídicas, políticas e educacionais sobre as relações étnico-raciais.

Todos os encontros objetivam ser, também, um espaço de formação para aqueles que desejam atuar nas comissões de heteroidentificação do IFRS, (re)visitando e ampliando o entendimento sobre a necessidade da diversidade racial, da equidade nos espaços educacionais brasileiros, da inclusão e das políticas de ações afirmativas.

Objetivos

-Democratizar o conhecimento acadêmico, ampliando a compreensão das Políticas de Ações Afirmativas para  grupos étnico-raciais historicamente marginalizados

-Introduzir, capacitar e qualificar a discussão da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER);

-Conhecer e discutir as políticas de ações afirmativas nacionais à luz das experiências de  diferentes instituições federais de educação e profissionais do Direito e Educação;

-Qualificar os servidores do IFRS e demais interessados para que possam contribuir de forma capaz, articulada nos procedimentos de Heteroidentificação.

Ocorrerá na modalidade on line, na plataforma You Tube, Canal Oficial do IFRS.

Quando? Todas as terças-feiras, do dia 17/11 a 22/12 de 2020, às 17h.

Programação

Encontro 1: Data: 17h-19h, 17/11/20 – terça-feira – A importância das cotas nas Universidades Federais
Palestrante 1: Claudia Cristina de Oliveira Soares (UFFS – Campus Cerro Largo/RS)
Palestrante 2: Elimara da Silva Gonçalves (Unipampa)
Mediadora: Marlise Paz dos Santos (IFRS Campus – Alvorada)

Encontro 2: Data: 17h-19h, 24/11 – terça-feira (16h às 19h) – A importância das cotas nos IFs
Palestrante 1: Andréa Poletto Sonza (Reitoria – IFRS)
Palestrante 2: Rosane Bom (Reitoria- IFSul)
Palestrante 3: Izabel Espindola Barbosa (IFFAR)
Mediador: Neudy Alexandro Demichei (Reitoria-IFRS)

Encontro 3: Data: 01/12, 17h19h – terça-feira- Educação Antirracista
Palestrante 1: Sherol dos Santos (Seduc/RS)
Palestrante 2: Allan Alves Britto (UFRGS)
Palestrante 3: Bruno Xavier Silveira (SMED/PMPA)
Mediadora: Alba Cristina Couto S Salatino (Reitoria-IFRS)

Encontro 4: Data: 08/12, 17h-19h – terça -feira – Direito Constitucional à Igualdade
Palestrante 1: Lúcio Antônio Machado Almeida (Dom Bosco/Unilasalle)
Palestrante 2: Onésio Soares Amaral (Procurador da República)
Mediador: Paulo Faber (IFRS – Campus Canoas/UFRGS)

Encontro 5: Data: 15/12, 17h-19h – terça-feira- O papel das comissões de heteroidentificação no acesso à Educação Pública
Palestrante 1: Silvani dos Santos Valentim (CEFET-MG)
Palestrante 2: Fabio Gonçalves (UFPel)
Mediador: Maurício Lopes Lima (IFRS – Campus Ibirubá)

Encontro 6: Data: 22/12, 17h-19h- terça-feira- Procedimento das Comissões de Heteroidentificação no IFRS
Palestrante 1: Alba Cristina Salatino (Reitoria – IFRS)
Palestrante 2: Maurício Lopes Lima (IFRS – Campus Ibirubá)
Mediadora: Jade de Oliveira Monteiro (Reitoria – IFRS)

Acesse o canal do You Tube e assista aos encontros que ficaram gravados.

Comissão Organizadora

Alba Cristina Couto dos Santos Salatino ( coordenadora)

Andréa Poletto Sonza

Jade de Oliveira Monteiro