Enoteca Virtual do Campus Bento Gonçalves está no site do Núcleo de Memória do IFRS

Estudantes visitam o acervo da Enoteca (anos 1970, data estimada). Acervo: NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

A Enoteca Virtual do Campus Bento Gonçalves está disponível para visitas no site do Núcleo de Memória do IFRS. Nessa coleção virtual, há informações sobre mais de 1.300 vinhos, de diferentes variedades, procedências e períodos.

O espaço físico da Enoteca foi inaugurado em outubro de 1975, e ganhou novo espaço e reinauguração em 2009. Localiza-se nas dependências da vinícola-escola e possui um acervo de mais de 3 mil itens, sendo uma importante referência material da história e memória da Enologia e Viticultura no país. Para divulgar esse material, foi criado o Projeto Enoteca Virtual, que teve sua fase inicial no ano de 2019 dentro das comemorações dos 60 anos do campus. Foi concebido o primeiro sistema virtual para disponibilização do acervo.

Entre os anos de 2021 e 2022, o Projeto Enoteca Virtual uniu-se ao Núcleo de Memória do Campus Bento Gonçalves. E neste ano de 2022, o acervo da Enoteca Virtual passou a ser disponibilizado no site do Núcleo de Memória do IFRS, constituindo uma coleção especial entre os acervos existentes, acessível a todos.

A importância da Enoteca é destacada pela coordenadora do projeto, Raquel Bondan de Lima: “A Enoteca (física e/ou virtual) é o registro histórico dessa participação da instituição no fortalecimento da cultura da uva e do vinho ao longo do tempo e fornece à comunidade acadêmica a memória necessária para o progresso contínuo da cadeia produtiva, através da salvaguarda de rótulos e garrafas em seu acervo”.

Descrição da imagem na legenda.

Embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, e comitiva conhecem a Coleção física da Enoteca (setembro de 2021). Acervo: NuMem IFRS Campus Bento Gonçalves.

Texto e fotos: Numem-IFRS