Enem 2021 começa neste domingo

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valem para ingresso nos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, domingo, 21 de novembro, os candidatos farão provas objetivas de linguagens e ciências humanas e também a única prova subjetiva da avaliação, a redação.

Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital. Em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (Confira nesta matéria da Agência Brasil o que levar para as provas e os itens que são proibidos).

O Enem 2021 será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. No segundo dia de provas, os participantes farão as de matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante.

Estudantes, fiquem atentos aos horários:
– abertura dos portões: 12h
– fechamento 13h
– Aplicação da prova: 13h30min
– Término da prova:  19h

Sobre o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. O IFRS utiliza a nota do Enem como forma de seleção de alunos para ingresso em cursos superiores e técnicos subsequentes.

Os resultados do Enem também servem como parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Acesse a Página do Participante

Confira os editais do Enem 2021