Início do conteúdo

Encontro de Avaliação Institucional do IFRS debate novas normas


Com o objetivo de identificar as principais alterações e debater os impactos nas ações da instituição diante das normas editadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC),  teve início na manhã desta quarta-feira, 26 de setembro, o “V Encontro de Avaliação Institucional do IFRS”. A atividade promovida pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional por meio do Departamento de Avaliação Institucional ocorre durante todo dia de hoje no auditório do Campus Bento Gonçalves.

Mais de 100 pessoas participam desta quinta edição que tem como foco os “novos instrumentos de avaliação externa da instituição e dos cursos de graduação presencial e a distância”. Conforme sinaliza a chefe do departamento de Avaliação Institucional, Margarida Prestes de Souza, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o seu novo papel estratégico junto à gestão do curso, assim como a autoavaliação ou avaliação interna, coordenada nos campi pelas Comissões Próprias de Avaliações (CPAs) locais, ganham destaque no novo instrumento estipulado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são alguns dos aspectos tratados no encontro, que também debaterá: o Enade, o papel da CPA nas avaliações externas e gestão de cursos superiores.

A palestra de abertura ‘Os novos instrumentos de avaliação de curso e IES’, ministrada pela professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Tarcimária Rocha Lula Gomes da Silva, que atualmente é diretora de Avaliação e Regulamentação do Ensino, na Pró-reitoria de Ensino do IFRN.

Acompanhe a programação:

08h às 09 Recepção e credenciamento
09h Abertura do evento
09h30min Os novos instrumentos de avaliação de curso e IES
10h30min Coffee break
10h45min o papel da CPA/avaliação interna frente aos novos instrumentos
12h Almoço
13h30min Gestão do curso considerando o NDE
15h30min Coffee break
16h O Enade e o reconhecimento de curso com os Indicadores
17h Encerramento

Fim do conteúdo