Encceja 2019 terá inscrições em maio

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 será aplicado no dia 4 de agosto. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 31 de maio, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão para a publicação do edital é abril.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos, e a certificação do ensino médio é para quem tem pelo menos 18 anos.

Para obter o certificado do ensino fundamental, os estudantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia; e ciências naturais. No exame de nível médio, os candidatos respondem a questões de linguagens e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.

São certificados os estudantes que obtiverem, no mínimo, 100 pontos em cada uma dessas áreas e pelo menos cinco pontos na redação. Aqueles que atingirem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas, receberão uma Declaração Parcial de Proficiência e poderão tentar obter a nota nas demais provas no próximo exame.

Até 2017, era possível receber a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, a certificação é feita somente por meio do Encceja. O exame é aplicado tanto no Brasil e no exterior, por meio de parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

As datas divulgadas referem-se ao exame nacional regular. Segundo o Inep, o cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade será divulgado posteriormente.

Saiba mais na página do Inep/MEC

Materiais para estudo

O IFRS no Encceja

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma das instituições certificadoras do Encceja, exclusivamente para o Ensino Médio. Isso significa que, no momento da inscrição para o exame, o participante poderá indicar um dos campi do IFRS (confira aqui os 17 campi da instituição) para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. É importante lembrar que o IFRS não é o local da prova, mas de emissão e retirada da certificação.

Para solicitar a certificação, o interessado deve comparecer ao campus do IFRS selecionado no momento da inscrição com os seguintes documentos: boletim de desempenho, RG, CPF, certidão de nascimento* ou casamento. O prazo para emissão é de 45 dias a partir da solicitação.

Dúvidas a respeito da certificação do Ensino Médio através do Encceja entre em contato pelo e-mail [email protected]

* Segundo a Lei n° 13.726, de 8 de outubro de 2018 em seu artigo 3° número IV: “IV – apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;”