Pular para o conteúdo

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Início da navegação
Nossos CampiMapa do Rio Grande do Sul com marcações nas cidades onde o IFRS está presente.
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

Empreendimento pré-incubado na IEBT/POA é selecionado no Inovativa Brasil para Negócios de Impacto


Um dos empreendimentos pré-incubados na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFRS – Campus Porto Alegre (IEBT/POA), a Tra$h-In, selecionada no edital de pré-incubação 2018/1, está no programa de aceleração InovAtiva Brasil para Negócios de Impacto. 

O Aceleração InovAtiva é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

O InovAtiva Brasil possui três frentes de aceleração de negócios inovadores e que ocorrem simultaneamente. Cada uma dessas frentes atua em uma necessidade específica das startups, de acordo com a maturidade e estratégias do negócio. São elas:  Etapa Desenvolvimento, Etapa Mercado e o InovAtiva de Impacto Socioambiental; este último é voltado para startups que tenham como propósito a resolução de problemas socioambientais, podendo ser tanto da Etapa Desenvolvimento, aceleradas em ciclos anteriores do InovAtiva, ou de outras aceleradoras e incubadoras.

No dia 2 de julho de 2018, o InovAtiva divulgou a seleção das melhores startups para cada uma das etapas do seu programa de aceleração para negócios inovadores.

O InovAtiva de Impacto Socioambiental é voltado exclusivamente para negócios inovadores que possuam o potencial de gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver um problema social ou ambiental. Foram 109 startups inscritas para 30 vagas na aceleração de impacto. Entre elas, a Tra$h-In, pré-incubada na IEBT/POA.

As startups selecionadas acessam todo conteúdo da Etapa Desenvolvimento e ainda contam com capacitações em negócios de impacto social e ambiental, mentorias com profissionais do segmento e participação de uma banca exclusiva para investidores de negócios de impacto social, no Demoday InovAtiva em São Paulo.

Tra$h-In é uma plataforma que gerencia a coleta de resíduos sólidos, remunerando os indivíduos pela correta separação e destinação de seu lixo. O sistema funciona através de um Mobile APP em que opera a Coleta seletiva em condomínios, escolas e ambientes corporativos com grande volume de resíduos acumulados, com maior frequência do que as realizadas pelos órgãos públicos – facilitando o descarte. Os responsáveis pelo empreendimento são Gustavo Lamb Finger (aluno de Processos Gerenciais do IFRS), Sérgio Roberto Finger Dutra Filho, Rafael Dutra, Daniel Petersen e Linkecker Antunes.

“Essa é a primeira grande oportunidade real de uma startup nossa captar investimento privado no mercado”, ressalta Marcos Mathies, servidor do IFRS – Campus Porto Alegre responsável pela IEBT/POA.

Acesse a relação dos selecionados em www.inovativabrasil.com.br/impacto-socioambiental-2018/ e saiba mais sobre o programa de Aceleração InovAtiva em www.inovativabrasil.com.br/programa-de-aceleracao/.

Texto: Cristine Stella Thomas, Comunicação do Campus Porto Alegre do IFRS


Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé