Em disputa apertada, IFRS leva medalha de ouro no futsal masculino durante JIF 2017

Um jogo acirrado e de reviravoltas! Assim foi a partida final do futsal masculino dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, realizada na manhã de domingo, 8 de outubro de 2017, no Ginásio Issa Sarraf, em Poços de Caldas (MG). A equipe do IFRS disputou a medalha de ouro com o time do IFSuldeMinas e saiu vencedora.

O time gaúcho contou com atletas dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ibirubá. Os estudantes foram treinados pelos professores Cibele Alves dos Santos e Tiago Locatelli, que acompanham o grupo em Minas Gerais.

Sobre a partida

O time do IFSuldeMinas saiu na frente. Já nos primeiros minutos de jogo, a equipe marcou seu primeiro gol. Pouco tempo depois veio o segundo. Mas o time do IFRS não se rendeu e logo marcou três gols que viraram o placar da partida. O que se viu em seguida foi uma disputa acirrada, que garantiu momentos de muita emoção.

Os sucessivos empates e desempates colocaram a plateia em dúvida sobre o resultado final do jogo. Nos últimos minutos do segundo tempo, quando o ouro parecia garantido ao IFRS, o time do IFSuldeMinas virou novamente o placar com um empate que levou a partida à prorrogação. Os dois times disputaram com garra os dois tempos, jogadas apertadas, lances ligeiros e muita vibração da torcida.

Com um placar de seis a cinco, o IFRS trouxe o ouro para casa. Os vencedores vibraram e comemoraram a conquista. “Jogo disputado, eles começaram ganhando, mas a gente virou. Estamos muito felizes”, comentou o capitão do time, Guilherme Borsoi.

Os atletas do IFSuldeMinas ficaram com a medalha de prata. A cerimônia de premiação aconteceu logo em seguida.

Sobre o JIF 2017

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) envolveu todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. O evento foi sediado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e ocorreu de 3 a 9 de outubro de 2017, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Teve a participação de aproximadamente 1.200 estudantes/atletas, que venceram as etapas locais e regionais da competição em 11 modalidades esportivas.

O time de futsal masculino do IFRS garantiu a participação ao ganhar a etapa regional dos jogos (JIFSul), no final de agosto, no Paraná. O JIFSul reuniu 800 estudantes dos seis IFs dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Texto adaptado de Assessoria de Comunicação do IFSuldeMinas – Site JIF 2017

Fotos: Assessoria de Comunicação do IF Sul