IFRS forma seis turmas da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional
Entre 2022 e 2025, participaram do Programa 11 campi do IFRS, com a oferta de 37 turmas
Entre 2022 e 2025, participaram do Programa 11 campi do IFRS, com a oferta de 37 turmas
Estabelecido em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), hoje com 17 campi e dois em implantação, teve, em sua composição, quatro das mais antigas autarquias federais que constam no país.
No IFRS, o mestrado do ProfEPT ocorre no Campus Porto Alegre, com aulas às sexta-feiras pela manhã e à tarde. São oferecidas sete vagas para servidores e 14 para ampla concorrência, conforme detalhamento do edital em relação à reserva de vagas (cotas) e divisão por linhas de pesquisa.
A cerimônia de conclusão do curso de Empreendedorismo Social, oferecido para egressos do sistema prisional gaúcho e seus familiares, teve a formatura realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025. A capacitação integra o Projeto Alvorada.
Os candidatos aprovados (classificados em primeira chamada) e também os suplentes do Processo Seletivo de Estudantes 2026/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – seleção por sorteio ou prova – devem enviar a documentação de matrícula no período de 18 de dezembro de 2025 a 07 de janeiro de 2026.
Estão abertas, de 17 a 23 de dezembro de 2025, as inscrições para o curso de extensão gratuito “Mestre Faustino: Ancestralidade e oralidade nas rezas dos ensaios de Pagamento de Promessas no Quilombo Vovô Virgilino”.
Desde o mês de agosto, foram inaugurados mais cinco espaços que ampliam a infraestrutura acadêmica, cultural e esportiva da instituição
Candidatos aprovados e suplentes devem enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico no período de 18 de dezembro de 2025 a 07 de janeiro de 2026. O link estará disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br a partir de 18 de dezembro.
Os campi Bento Gonçalves e Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com processos seletivos abertos para a contratação de professor substituto.
Cursos de pós-graduação gratuitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com inscrições abertas ou abrirão em breve para a seleção de estudantes. Os cursos são presenciais e o ingresso será no primeiro semestre de 2026. Confira informações sobre as oportunidades.
A consulta está disponível até 21 de dezembro no portal Brasil Participativo.
O Polo de Agroecologia, Bioinsumos e Sustentabilidade ficará sediado no Tecnoparque do IFRS, em Viamão. A proposta prevê a articulação entre pesquisa, inovação e formação profissional, com foco no desenvolvimento de soluções voltadas à agroecologia, aos bioinsumos e à sustentabilidade.