Estudantes
Duas equipes do IFRS participam da competição de eficiência energética Shell Eco-marathon
Duas equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participam da etapa Brasil da competição acadêmica de eficiência energética Shell Eco-marathon. As atividades começaram nesta terça-feira, 23 de agosto de 2022, no Rio de Janeiro, e vão até quinta, dia 25.
Os times montaram protótipos veiculares e vão para as pistas do Píer Mauá com o objetivo de percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia (gasolina, etanol ou elétrico). A Drop Team, do Campus Erechim, concorre na categoria combustão interna – gasolina e a IFeco (na foto em destaque), do Campus Rio Grande, na categoria elétrico.
Drop Team, do Campus Erechim
A equipe está em busca do tri-campeonato na categoria protótipo a gasolina e é representada por 6 estudantes do curso de Engenharia Mecânica, 1 aluno de administração e o professor Airton Bortoluzzi. Em 2020 não houve competições nas pistas, mas o grupo levou o prêmio de Comunicação no Shell Eco-Marathon Americas Off-Track Awards. Em 2019, fez a média de 542,4 quilômetros por litro (km/l) na etapa brasileira do evento e conquistou o bi-campeonato em sua categoria. Participou também da Shell Eco-marathon Americas, nos Estados Unidos, quando alcançou a marca de 543 km/L de gasolina e chegou à terceira colocação na categoria combustão interna a gasolina.
Em 2018, protótipo desenvolvido pela Drop Team participou da competição nacional e, com 424,9 km/L, recebeu o título de carro mais eficiente da América Latina na categoria gasolina. Na edição de 2017, o grupo fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina na etapa Brasil e ficou em terceiro lugar.
IFeco, do Campus Rio Grande
A equipe participa pela terceira vez, na categoria elétrico, e está representada por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, técnico em Fabricação Mecânica e Automação e os professores Serguei Nogueira da Silva e André Menna.
Sobre a competição
A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.
Participam da etapa brasileira da Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina.