Discentes fundam a União dos Estudantes do IFRS

Neste mês, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebeu um evento inédito do movimento estudantil: o I Encontro de Estudantes do IFRS – Resistir para Existir. Mais de cem estudantes discutiram a necessidade da organização discente, o futuro da educação pública e a conjuntura política nacional atual. O evento ocorreu no Campus Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de outubro de 2018.

Durante o encontro, foi criada a União dos Estudantes do IFRS – Professor Osvaldo Casares Pinto. O nome é uma homenagem ao ex-reitor do IFRS falecido em 2017. Participaram da atividade alunos dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório, Porto Alegre, Rolante, Vacaria e Viamão. O evento contou com o apoio da Diretoria de Assuntos Estudantis do IFRS e da Reitoria, além das entidades estudantis UBES, UNE e UEE Livre.

A União

O estudante recém-eleito presidente da União dos Estudantes do IFRS, Eduardo Neves, explica que a entidade irá atuar em defesa dos institutos federais e fomentar o movimento estudantil nos campi: “Fundamos uma entidade que propõe unificar e dar mais voz aos estudantes do IFRS. Vamos colaborar para a abertura de diretórios centrais dos estudantes, grêmios estudantis e centros estudantis unificados em todos os campi da nossa instituição”, explica o aluno de Licenciatura em Matemática do Campus Caxias do Sul. Ele acrescenta que está sendo preparada uma agenda de visitas aos campi e uma articulação para as agremiações participarem da Bienal da UNE, em Salvador-BA, em janeiro de 2019.

Diálogo permanente

Ao participar do evento, a Diretoria de Assuntos Estudantis do IFRS percebeu a necessidade de diálogo permanente com os estudantes. “Está no horizonte da diretoria a constituição de um comitê de representação estudantil, com discentes de todos os campi, e que se reúna para a discussão de políticas, concepções e rumos da instituição”, explica o diretor de assuntos estudantis do IFRS, Neudy Alexandro Demichei.