Dirigentes dos IFs da Região Sul do Brasil realizam ato em defesa da educação pública

Os dirigentes dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil realizaram um ato conjunto em defesa da educação no começo da tarde desta quarta-feira, 15 de maio de 2019, em Frederico Westphalen. A atividade ocorreu durante a 2ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul 2019), que se encerra nesta quinta-feira, dia 16, e conta com a participação de reitores e dirigentes dos Institutos Federais Farroupilha, do Rio Grande do Sul, Sul-Rio-Grandense, Catarinense, de Santa Catarina e do Paraná. Foi uma resposta ao anúncio feito pelo governo federal de cortes no orçamento da educação federal.

Houve uma fala dos reitores de cada Instituto Federal, seguida de um abraço simbólico (foto em destaque) em frente ao auditório do Campus Frederico Westphalen do IFFar, onde ocorre a Reditec. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck (foto abaixo), disse que o momento pelo qual o Brasil passa é único. Lembrou que a briga é pela educação pública, mas o combate a toda tentativa de cerceamento à liberdade de expressão deve também ser pauta das manifestações.

A reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, lembrou que os IFs da região sul somam 105 unidades espalhadas pelo interior dos estados. Para ela, lutar pela educação pública é o papel dos gestores, que servem de exemplo a toda a comunidade acadêmica. Por fim, a reitora afirmou que o objetivo do ato é a luta pelo acesso à educação pública e de qualidade: “queremos educação pública para todo mundo que precisar”. Os demais reitores salientaram o direito de manifestação dos estudantes e a função social dos IFs.

Do IFRS, também estavam presentes os pró-reitores de Extensão, Marlova Benedetti, e de Ensino, Lucas Coradini; e os diretores-gerais dos campi Alvorada, Fábio Marçal; Feliz, Giovani Aiub; Ibirubá, Migacir Trindade Duarte Flôres; Vacaria, Gilberto Luiz Putti; e Rolante, Jesus Borges.

Confira a matéria completa no site da Reditec Sul 2019 e veja o vídeo com as manifestações dos reitores.

A Reditec Sul é a Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul. Este ano, ocorre de 14 a 16 de maio de 2019 em Frederico Westphalen (RS), com o tema central “Mãos que fazem, mentes que transformam”.