Direitos dos povos indígenas e quilombolas estarão em pauta em curso on-line

Entre os meses de setembro e novembro, será realizada a segunda edição do Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão temas centrais o debate sobre direitos dos povos indígenas, a cultura e a inclusão de indígenas e quilombolas na educação.

O curso será composto por atividades virtuais abertas ao público que ocorrerão a partir do dia 23 de setembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Serão abordadas também a política pública de ação afirmativa Lei 12.711/12, em direção à garantia de acesso à educação de estudantes negros e indígenas, assim como estratégias pedagógicas e institucionais que colaboram para a permanência e o êxito escolar desses estudantes.

As atividades são voltadas em especial aos profissionais da educação e à comunidade acadêmica do IFRS, mas são abertas ao público em geral. Serão emitidos certificados para aqueles que obtiverem presença mínima de 75% ao final de toda a programação. Os interessados em receber certificação poderão realizar a inscrição gratuitamente até o dia 23 de setembro pelo formulário eletrônico. A  transmissão das atividades será pelo canal IFRS Oficial no YouTube, assim, mesmo aqueles não inscritos poderão acompanhar.

O curso é uma promoção da Assessoria de Relações Étnico-Raciais do IFRS.

Confira a programação:

Atividade 1.  Reconhecimento dos Povos Indígenas e seus direitos

Dia 23 de setembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: José Otávio Catafesto de Souza (UFRGS) e Joziléia Daniza Jagso Kaingang (UFSC)

Mediadora: Jade de Oliveira Monteiro (IFRS)

Atividade 2.  Um currículo Intercultural: condição para a permanência na escola dos “brancos”

Dia 30 de setembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Ubiratã Jorge de Souza Gomes (Escola Estadual Indígena Aldeia Bananal, Peruíbe-SP);  Maria Cristina Schefer (UERGS/ IFRS); Eloir de Oliveira (cacique da comunidade de Viamão)

Mediador: Neudy Demichei (IFRS)

Atividade 3. Acesso e permanência no IFRS

Dia 07 de outubro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Darci Emiliano (IFRS) e  Cláudio Gimenes da Silva (cacique da comunidade de Viamão)

Mediador: Fernando Ortolan (IFRS)

Atividade 4.  Experiências compartilhadas: conscientizar, reconhecer e incluir

Dia 14 de outubro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Rodrigo Beatrici (IFRS), Isabel Silveira dos Santos (GEDERDH –  UERGS/ Coletivo Matutar) e Marisa de Oliveira (Quilombo da Mormaça/IFRS)

Mediador: Silvani Lopes (IFRS)

Atividade 5. Interculturalidade: planejamento e estratégias antirracistas na sala de aula

Dia 28 de outubro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Vanda Aparecida Fávero Pino (IFPR) e Jorge Ramos Morinico (IFRS)

Mediador: Carlos Robério Garay Correa (IFRS)

Atividade 6. Branquitude e relações étnico-raciais

Dia 04 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Marcus Vinicius de Freitas da Rosa (UFRGS) – a confirmar e Sabrina Rosa Duro Hax (IFRS)

Mediadora: Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS)

Atividade 7. Reconhecimento, história e (re)existências

Dia 11 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: José Otávio Catafesto de Souza (UFRGS). Em breve, mais informações.