Início do conteúdo

Diluições recomendadas – Álcool e saneantes no combate à Covid-19


Acompanhe as principais dúvidas sobre álcoois e saneantes no formato de perguntas e respostas, para facilitar a sua consulta.

1)- É verdade que as farmácias de manipulação foram autorizadas a vender álcool gel?  Sim. Para ampliar o acesso da população a esses produtos, devido ao alto número das farmácias de manipulação em todo o país, a Anvisa concedeu uma autorização temporária. Veja a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 347/2020.

2)- O álcool líquido a 70% voltou a ser comercializado em todo o país? Sim. Frente à atual emergência de saúde pública e diante da demanda crescente por álcool 70% GL, a Anvisa autorizou sua comercialização, preferencialmente, em embalagens de até 1 litro.

3)- Por que o álcool líquido a 70% é tão perigoso? O álcool nessa forma física se espalha com muita facilidade e, caso pegue fogo, o dano na pele tende a ser grande e profundo devido à sua rápida absorção. A epiderme queimada, em geral, não volta ao normal, causando, além da dor, danos psicológicos.

4)- Como deve ser feito o uso do álcool líquido a 70%? Dê preferência a frascos do tipo spray de aperto simples, de 50 ml a 100 ml e sua utilização é recomendada apenas na desinfecção das superfícies fixas e inanimadas. Para a higienização das mãos de adultos e crianças deve ser priorizada a lavagem com água e sabonete.

5)- Qual o melhor local para armazenar o álcool líquido a 70%? longe de fontes de calor, em local limpo, fresco e entre 15ºC e 30ºC de temperatura.

 6)- Não tenho álcool gel para desinfetar as mãos. O que faço? Substitua o uso do produto pela higienização das mãos com água e sabonete.

7)- Onde devo comprar álcool e desinfetantes? Em estabelecimentos regulares. A compra desses produtos de fornecedores não autorizados coloca o consumidor, sua família e os vizinhos próximos em risco.

8)- Alguns saneantes podem substituir o álcool no combate à Covid-19. Mas o que são saneantes? Saneantes são todos os produtos utilizados na limpeza e na conservação dos ambientes, eles servem para acabar com a sujeira, germes e bactérias, evitando, portanto, o aparecimento de doenças.

9)- Quais saneantes podem substituir o álcool na higienização dos objetos? Desinfetantes comuns e solução diluída de água sanitária ou alvejante são capazes de desativar o corona vírus na desinfecção de objetos e superfícies. A limpeza com sabão também é eficiente.  Na maioria dos casos, são necessários 10min de contato para inativar os microrganismos. Aguarde esse tempo após a aplicação do produto para que ele faça efeito. Não limpe imediatamente a superfície logo após o uso do desinfetante, de modo que o vírus possa ficar em contato com a solução e ser destruído.

10)- Como utilizar água sanitária e alvejantes para desinfetar pisos e outras superfícies? Siga as diluições recomendadas nos rótulos e aplique a solução imediatamente. O tempo de contato com a superfície para a correta desinfecção é de 10 minutos.

Acompanhe a nota técnica da ANVISA e também da OMS. http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Nota+T%C3%A9cnica+47.pdf/242a3365-2dbb-4b58-bfa8-64b4c9e5d863

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-considerations-for-the-cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-in-the-context-of-covid-19-in-non-health-care-settings

11)- Onde posso obter mais informações sobre os produtos saneantes que substituem o álcool 70% na desinfecção de superfícies? 

Acesse a Nota Técnica 26/2020. O documento reúne mais detalhes sobre o assunto e esclarece sobre as vantagens e os efeitos adversos, ou seja, as desvantagens, com relação aos produtos saneantes.  Fonte: Anvisa

 

Fim do conteúdo