Início do conteúdo

Dicas para saúde e bem estar dos servidores


Aos gestores:

Organize os trabalhos de rotina mudando a dimensão de “horas”. Assim, não trabalhe com “X” horas de trabalho por dia; o ideal é que o trabalho seja por entregas, por exemplo, se as atividades da sua equipe são com entregas diárias, estabeleça quais entregas são prioritárias, e faça o mesmo com as entregas semanais.

Importante que esses resultados possam ser da equipe, para não sobrecarregar um colega em detrimento do outro.

Comunicação – Estabeleça o melhor canal para vocês e pontue a disponibilidade de horário de cada um, inclusive a sua, para que vocês não fiquem todo o tempo à disposição e suas atividades pessoais sejam comprometidas.

O WhatsApp não é a melhor forma de trabalhar porque as conversas vão se perdendo, especialmente se todos não virem a mensagem na mesma hora, use-o apenas para coisas rápidas ou excepcionalidades mais urgentes.

O e-mail institucional é muito importante para as pessoas enviarem os trabalhos, se for o caso, receber informações, etc… portanto, solicite que elas vejam os e-mails com frequência diária, conforme a natureza das atividades e prioridades correntes.

Veja mais sobre o papel do gestor no teletrabalho com este curto vídeo de 6 minutos.

Às equipes:

Definam melhor canal, e período do dia, para reuniões, para vocês não comprometerem as questões pessoais e familiares.

Trabalhem em colaboração e pensem nas entregas da área e não de cada membro. Portanto, se estiver mais livre, ofereça ajuda aos demais colegas.

Fonte: Curso sobre gestão do trabalho remoto, promovido pela EVG.

 

Fim do conteúdo