Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é celebrado no IFRS

Banner com a frase: Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Ao fundo, ilustração de mapa da América Latina e ilustração de várias mulheres negras.

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, não é apenas uma data de celebração, é uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas aos direitos sociais de mulheres negras e seus esforços em combater as diferentes opressões.

No Brasil, em junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.

Para marcar essa data importante da história, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio da Assessoria de Relações Étnico-Raciais (Arer) e dos Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf), de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (Nepgs), divulga, pelo terceiro ano consecutivo, uma programação especial. Veja abaixo:

20 de julho

• Campus Erechim – 15h às 16h: Roda de conversa e grupo de estudo do Neabi sobre o artigo: “Da costaneira ao capão: trajetórias quilombolas”, de Maurício Lopes Lima, Décio Roberto Rauch Júnior e Silvani Lopes Lima, do livro Relações Étnico-raciais: visibilidades e saberes do IFRS/2021atividade presencial na sala da Web Rádio, Bloco 4, realização Neabi e Nepgs
  • Campus Vacaria – 17h às 19h: 1° Sarau Temático da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, atividade presencial no auditório, realização Naaf

23 de julho

• Campus Viamão – 16h: Projeto Letras Pretas: roda de conversa com a escritora Fátima Farias. A atividade faz parte do Projeto de Extensão Indissociável “Afroteca da ASP”, coordenado pela professora Karla dos Santos Guterres Alves em parceria com o Naaf do campus. As atividades ocorrem de forma híbrida: presencial na Associação Satélite Prontidão e virtual transmitida pelo canal do YouTube “Associação Satélite Prontidão – Oficial”. Link de Inscrição: https://forms.gle/pB3dWEGpuRPZn4WX6

25 de julho

• Campus Canoas – 13h30min: Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, atividade presencial aberta à comunidade no Campus. Realização Neabi e Nepgs
  • Campus Bento Gonçalves – 19h : Mesa-Redonda – A representatividade da Mulher Negra, atividade presencial, Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves.  Realização Neabi e Nepgs.
  • Campus Restinga – 19h30min: Live sobre os caminhos negros em Porto Alegre, com Daniele Machado  Vieira (Smed/POA), Lisbet, Helena dos Santos Moreira (Ufrgs). Neabi e Nepgs. Transmissão no Canal do YouTube do Campus Restinga

27 de julho

• Campus Ibirubá – 8h30min às 16h: Formação em Relações Étnico-Raciais para educadores do município de Mormaça/RS. Atividade presencial com, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (Arer/Reitoria); Maurício Lopes Lima (IFRS/UPF) e Silvani Lopes Lima (IFRS), Campus Ibirubá. Realização Neabi.
  • Campus Farroupilha – 16h30min às 18h: Roda Cultural alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, Programa Leituras e Vivências Afirmativas do Neabi e Nepgs do Campus. Atividade presencial no saguão da Biblioteca.
  • Campus Rio Grande – Posts nas redes do Neabi sobre Mulheres nota 10: personalidades de mulheres negras.

28 de julho

• Campus Bento Gonçalves – 12h: Roda de Conversa – Mulher e Negra: como você é vista na sociedade? Atividade presencial, Bloco A do Campus. Realização Neabi e Nepgs.

02 de Agosto

• Campus Osório – 10h: Palestra sobre O papel da escola na constituição da identidade da mulher negra com roda de conversa, ministrada por Andréa Silveira da Rosa, que é graduada em Pedagogia pela UFSM, pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar, mestranda em Educação pela Uergs e aluna da pós-graduação em Educação Básica do Campus Osório. A atividade ocorrerá no auditório do Campus. Realização Neabi e Nepgs.

25 de agosto

• Campus Rio Grande – Manhã e tarde:  Mulheres nota 10 – contação de história sobre 10 personalidades virtual nas redes. Realização do Neabi e da Smed. Atividade presencial no auditório.