Eventos
Dia intenso de competições em Bento Gonçalves abre os Jogos do IFRS
A nona edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve início nesta segunda-feira, 09 de setembro de 2024, com um dia intenso de competições. A primeira etapa, realizada em Bento Gonçalves, aumentou de aproximadamente 200 atletas, no ano passado, para mais de 500 estudantes participando neste ano. Alunos dos 17 campi estiveram presentes e as atividades ocorreram no Campus do IFRS, no Sesi – Complexo Esportivo e na Arena Bento Beach.
As modalidades esportivas desta fase passaram de duas, na edição anterior, para cinco na atual. Houve competições masculinas e femininas de xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. Os Jogos 2024 contaram ainda com uma novidade, realizada nesta segunda-feira: a bocha paralímpica, com atletas dos campi Caxias do Sul, Canoas e Restinga apresentando a modalidade, ainda sem caráter competitivo nesta edição.
E para completar o 9º Jogos do IFRS, haverá uma segunda etapa, no Campus Sertão, entre 26 a 28 de setembro. Serão disputados basquetebol, futsal, handebol e voleibol, também com equipes masculinas e femininas.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, a inovação de trazer para a primeira etapa o atletismo e o vôlei de praia, antes disputados em Sertão, teve entre os objetivos contemplar um maior número de estudantes e valorizar as diferentes modalidades. Os Jogos são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.
Confira, abaixo, um pouco de como foi a etapa Bento Gonçalves e aguarde a divulgação do álbum de fotos nos próximos dias.
Recepção às delegações
A recepção aos estudantes ocorreu no Campus Bento Gonçalves, com um café da manhã seguido pela abertura oficial dos JIFs. Na abertura, Marlova destacou a importância desses momentos de integração. Lembrou dos desafios deste ano para a concretização dos Jogos, como a catástrofe climática ocorrida no Estado, que resultou no adiamento do evento, antes previsto para maio.
A pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, como representante do reitor, também deu as boas-vindas às delegações e declarou aberta oficialmente esta edição. Ainda estavam presentes os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Flávia Twardowski; e de Ensino, Fábio Marçal, diretores-gerais ou representantes das gestões dos campi.
Após, os estudantes seguiram para os locais das competições. No Sesi, ocorreram as disputas do atletismo, as partidas do vôlei de praia masculino e as das chaves A e C do vôlei de praia feminino. Na Arena Bento Beach, os jogos das chaves B e D de vôlei de praia feminino. Permaneceram no Campus os competidores de tênis de mesa, xadrez e bocha paralímpica.
Muito mais do que competições
Foram momentos de concentração e de colocar em prática o que foi treinado por meses antes do evento. Mas os Jogos sempre vão além das disputas, e os estudantes voltam para os campi com novas amizades e muitas memórias, como fazem questão de destacar em suas falas:
“Participar dos Jogos é uma experiência enriquecedora que o IF nos proporciona, promovendo integração entre os campi. Neste período de reconstrução do Rio Grande do Sul, ter os jogos desperta a compaixão e a amizade entre todos os estudantes do Instituto”, comenta Eduarda Ferreira do Nascimento, do curso técnico em Administração do Campus Viamão, que disputou o tênis de mesa.
Outros benefícios citados pelos próprios estudantes são os cuidados com a saúde física e o desenvolvimento da concentração. Matheus Reis Moreira, do Técnico em Informática do Campus Veranópolis, disputou no xadrez pela terceira vez. Ele é autista e declara que o jogo lhe ajuda a desenvolver o raciocínio, a criatividade para pensar em estratégias, a concentração. Além disso, comenta a importância de conhecer outras pessoas durante as competições, lembrando ter feito muitos amigos em suas participações anteriores.
Já para Vitória Nunes, do curso Técnico em Química do Campus Caxias do Sul, o esporte é uma forma de melhorar a autoconfiança e de se manter saudável. Como preparação para os 9º Jogos, ela fez treinos de musculação e cardiorrespiratórios, que resultaram em um bom desempenho nas provas de atletismo.
A professora de educação física Marlei Aparecida Vianna, do Campus Caxias do Sul, comentou o quanto os estudantes se estimulam já na preparação para o evento. A expectativa de esperar pelo momento, sabendo que encontrarão colegas de vários outros municípios, é um estímulo a mais. Na hora das disputas, eles podem perceber a própria evolução e saber que, se dessa vez não conquistaram medalhas, é possível se preparar mais e terão novas oportunidades, observa. “A gente, como profissional, também ganha. Todo professor de educação física tem que ter empatia. Mesmo se uma determinada modalidade não é o teu forte, mas, pelo aluno, a gente se esforça. É também por amor ao esporte”, comenta.
Confira os medalhistas*:
Xadrez feminino
1º lugar – Mariana Vitória Ebertz de Souza – Campus Alvorada
2º lugar – Jasmini Beckern Rohr – Campus Rolante
3º lugar – Violeta Viegas Flach – Campus Viamão
Xadrez masculino
1º lugar – Pierre Conceição da Silva – Campus Viamão
2º lugar – Wagner Trindade Da Silva – Campus Canoas
3º lugar – Augusto Seke Da Rosa – Campus Osório
Tênis de mesa feminino
1º lugar: Nathalia Duarte Braun – Campus Rolante
2º lugar: Lauany Taielly da Silva – Campus Rolante
3ª lugar: Mayssa Vitória Pacheco Gomes – Campus Osório
4ª lugar: Alissa Saggin Alves – Campus Ibirubá
Tênis de mesa masculino
1º lugar: Lucas Santos Parnoff – Campus Restinga
2º lugar: Thomas Canal da Luz – Campus Bento Gonçalves
3º lugar: Diego dos Santos de Oliveira – Campus Rolante
4º lugar: Dionata Olinto Machado Fernandes – Campus Restinga
Vôlei de praia masculino
1º lugar: Campus Bento Gonçalves
2º lugar: Campus Rio Grande
3º lugar: Campus Vacaria
Vôlei de praia feminino
1° lugar: Campus Bento Gonçalves
2° lugar: Campus Feliz
3° lugar: Campus Vacaria
* Os resultados do atletismo serão divulgados nos próximos dias.
Leia também
- Demonstração de bocha paralímpica inova a 9ª edição dos jogos do IFRS (publicada em 10/09/2024)
- Jogos do IFRS: confira os medalhistas do atletismo (publicada em 11/09/2024)