Destaque no Ideb: Campi do IFRS ultrapassam média estadual e nacional no índice de qualidade do ensino

Os dois campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que integram a lista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 referente ao ensino médio superaram a nota média obtida no Estado e no país. O Campus Erechim conquistou a quarta melhor colocação do Estado, ficando com 6,4. O Campus Veranópolis está na 17ª posição na lista de escolas de ensino médio gaúchas, com nota 5,6.

O indicador de qualidade da educação foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em todo o Rio Grande do Sul, são 542 instituições com nota nesta avaliação, sendo que das unidades do IFRS são apenas os dois campi. A média estadual para o ensino médio ficou em 4,2 pontos e a nacional alcançou 4,3.

A nota do Campus Erechim levou a unidade a figurar inclusive na lista das cem melhores escolas públicas de ensino médio do país, em 61º lugar. O diretor-geral da unidade, Sidnei Dal’Agnol, salienta o empenho pela qualidade do ensino. “É  resultado do esforço de muitos que se dedicam diariamente para prestar um serviço público que atenda às expectativas da comunidade e contribua para o seu desenvolvimento”, aponta.

A atenção ao potencial de cada estudante é outro fator de influência para o bom resultado, avalia o diretor-geral do Campus Veranópolis, Amir Tauille. “Buscamos identificar o potencial de cada aluno. Tentamos trazer aqueles com dificuldade para mais perto, adequar o conteúdo para eles. Existe um esforço para que todos tenham acesso ao conhecimento. E os alunos, identificando isso, também se esforçam mais”, declara Amir. O diretor cita também a contribuição dos projetos de ensino, pesquisa e extensão para a formação dos estudantes, indo além do aprendizado em sala de aula.

Sobre o Ideb

O Ideb é composto por dados referentes à taxa de rendimento escolar (aprovação dos estudantes) e às médias de desempenho nas avaliações aplicadas pelo Inep nas provas de Português e Matemática. O cálculo se dá a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

▶️ As planilhas detalhadas com as taxas de aprovação, notas no Saeb, Ideb e projeções por escolas e localidades estão disponíveis no site do Inep.