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Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

À Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) compete promover a integração entre a Reitoria e os campi, promover e coordenar os processos de planejamento estratégico e a avaliação institucional; de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico; planejar e coordenar as atividades relacionadas à tecnologia da informação e da comunicação.

Os documentos referentes aos Departamentos de Avaliação Institucional (DAI) e Planejamento Estratégico (DPE) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) estão disponibilizados em aba própria.

 

Instruções Normativas

Instrução Normativa Nº 1/2023 – PRODI, de 10 janeiro de 2023: Estabelece cronograma de ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional para o ano de 2023.

Instrução Normativa Nº 2/2023 – PRODI, de 12 junho de 2023: Retifica a IN nº 01/2023 – PRODI, que estabelece o cronograma de ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional para o ano de 2023.

Instrução Normativa Nº 5/2023 – PRODI, de 18 de setembro de 2023: Retifica a IN nº 01/2023 – PRODI, que estabelece o cronograma de ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional para o ano de 2023.

Instrução Normativa Nº 1/2023 – PRODI (retificada).

Instrução Normativa Nº 01/2024 – PRODI, de 05 de março de 2024: Estabelece cronograma de ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional para o ano de 2024. (Revogada)

Instrução Normativa Nº 02/2024 – PRODI, de 08 de março de 2024: Estabelece cronograma atualizado de ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional para o ano de 2024 e revoga a Instrução Normativa PRODI nº 01, de 05 de março de 2024. (Vigente)

INSTRUÇÃO NORMATIVA No 3/2024 -Estabelece os procedimentos para atualização dos capítulos referentes à Oferta de Cursos e Vagas (OCV) e à Infraestrutura do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 para o ano de 2024.

 

Cronograma de Ações da Prodi 2024 (IN 02/2024):

As atividades da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional estarão organizadas na seguinte forma:

I  – Reuniões Ordinárias do Comitê de Desenvolvimento Institucional (CODI):

25/03/2024 e 26/03/2024: Reunião Ordinária CODI (presencial);

28/05/2024: Reunião Ordinária CODI;

25/07/2024: Reunião Ordinária CODI;

26/09/2024: Reunião Ordinária CODI;

28/11/2024: Reunião Ordinária CODI.

 

As atividades do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE) estarão organizadas na seguinte forma:

I   – Plano de Logística Sustentável (PLS):

29/02/2024: prazo final para membros da comissão central do PLS 2019-2023 manifestarem interesse ou não sobre a permanência na Comissão Central do PLS 2024/2028;

01/04/2024 até 31/12/2024: fase de elaboração do plano diretor de Logística Sustentável do IFRS 2024/2028 (formação das comissões, elaboração de metodologia e do plano, bem como sua publicação).

II  – Relatório de Ações e Resultados (RAR) 2023:

23/02/2024: prazo para fechamento do RAR da Reitoria e dos campi no SIGPP e envio de comunicação de finalização da tarefa por e-mail para a Prodi.

III  – Plano de Ação (PA) 2024:

01/04/2024: finalização do preenchimento das ações relacionadas aos objetivos estratégicos, indicadores e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no ano vigente no Plano de Ação dos campi e entrega da resolução de aprovação do Conselho de Campus pelas unidades do IFRS para DPE/Prodi;

01/04/2024: finalização do preenchimento das ações relacionadas aos objetivos estratégicos, indicadores e metas do PDI vigente no ano de referência do Plano de Ação da Reitoria do IFRS e envio para DPE/Prodi;

05/04/2024: encaminhamento para aprovação das ações relacionadas aos objetivos estratégicos, indicadores e metas do PDI vigente no ano de referência do Plano de Ação do IFRS pelo DPE/Prodi para o Consup.

IV – Relatório de Gestão 2023:

31/03/2024: prazo limite para publicação do Relatório de Gestão 2023.

V  – Relatório de Ações e Resultados 2024:

Semestral, em 16/08/2024 e 14/02/2025 (fechamento): prazo para  atualização dos resultados pelas Unidades e Reitoria do IFRS no SIGPP.

VI  – Plano de Ação (PA) 2025:

15/08/2024: envio de ofício para as unidades com os valores a serem considerados na elaboração do PA;

19/08/2024: início do levantamento das ações pelas Unidades e Reitoria do IFRS;

04/10/2024: finalização do preenchimento do Plano de Ação e entrega da resolução de aprovação do conselho de Campus pelas unidades do IFRS para DPE/Prodi;

04/10/2024: finalização do preenchimento do Plano de Ação da Reitoria do IFRS e envio para DPE/Prodi;

01/11/2024: encaminhamento para aprovação do Plano de Ação do IFRS pelo DPE/Prodi para o Consup.

VII – Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):

31/05/2024: prazo final para revisão do cronograma de oferta de cursos e vagas do PDI 2024-2028 pelos campi;

03/06/2024: encaminhamento para aprovação do Consup da nova versão do capítulo “Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas” do PDI 2024-2028 do IFRS;

30/08/2024: prazo final para revisão e alteração do capítulo “Infraestrutura” do PDI 2024-2028 do IFRS;

VIII  – Carta de Serviços:

29/11/2024: prazo final para revisão e alterações para Carta de Serviços do IFRS.

 

As atividades do Departamento de Avaliação Institucional (DAI) estarão organizadas na seguinte forma:

I  – Plataforma Nilo Peçanha (PNP):

15/01/2024: previsão da disponibilização do módulo de capacitação online da PNP. Todos os Registros Acadêmicos e Auxiliares Institucionais devem fazer a capacitação para terem acesso ao módulo de produção;

24/01/2024: último dia para atualização dos dados referentes a dezembro de 2023;

29 e 30/01/2024: extração dos dados do Sistec (Responsabilidade da SETEC);

14/02/2024: abertura do Módulo de coleta e Validação para a Revalide –  Módulo de Produção da PNP;

07/03/2024: último dia para a validação dos dados pelos Registros Acadêmicos (RAs);

07/03/2024 a 13/03/2024: prazo para a validação dos dados enviados pelos Registros Acadêmicos – responsabilidade da Pesquisadora Institucional e do Reitor do IFRS;

01 a 13/04/2024: disponibilização e análise da versão preliminar da PNP 2024 – Neste prazo os dados apresentados nos paineis devem ser verificados pelos campi. Esse é o momento de solicitar possíveis correções;

15/04/2024: publicação/Lançamento da PNP 2024.

II   – Censo da Educação Superior (Censup):

24/01/2024: início das atividades com a atualização do cadastro dos usuários;

01/02/2024: início da coleta dos dados dos cursos de graduação;

05/04/2024: data final do preenchimento dos dados censitários;

06/04/2024 a 17/04/2024: conferência, ajustes, justificativas, análise dos relatórios de consistência;

13/05/2024 a 31/05/2024: ajustes dos dados, após análise e resposta às justificativas dos relatórios de consistência pelo Inep.

III – Censo Escolar (Educacenso):

01/02/2024 a 11/03/2024: período da coleta de dados da Situação do Aluno – segunda etapa – referente ao ano letivo de 2023;

01/04/2024: divulgação preliminar do Educacenso 2023;

01/04/2024 a 15/04/2024: período de retificação da Situação do Aluno – segunda etapa – referente ao ano letivo de 2023;

10/05/2024: divulgação dos dados finais do Censo Escolar 2023, de responsabilidade do INEP;

29/05/2024: (Data provável) início da coleta de dados da Matrícula Inicial (primeira etapa) da educação básica, cursos técnicos e Ensino Médio Integrado referente ao ano de 2024;

Julho de 2024: (Data a confirmar) término da coleta e fechamento (por unidade), do Censo Escolar, após a correção de erros em cada um dos  módulos;

Período de retificação dos dados, seguir o disposto no cronograma de atividades do Censo Escolar publicado pelo INEP: (Dependendo da publicação de Portaria com o Cronograma por parte do INEP.

IV – Atualização Sistec:

24/01/2024: último dia para atualização dos dados referentes a dezembro de 2023;

Nos demais meses do ano, até dia 25 do mês subsequente à ocorrência: atualização dos resultados dos estudantes, inclusão de ciclos e criação de cursos pelas Unidades do IFRS.

V – ENADE:

04/01/2024 a 09/02/2024: período para a solicitação de dispensa pelo estudante que faltou à prova de 26/11/2023. Solicitação de dispensa de participação na prova pela IES (coordenador);

A partir de 04/01/2024: período para os coordenadores justificarem a falta de inscrição de estudante habilitado e não inscrito no Enade 2023;

04/01 a 20/02/2024: período para análise e deliberação, pelo coordenador, das solicitações de dispensa dos estudantes;

21/02 a 06/03/2024: período para recurso das solicitações de dispensa da IES indeferidas pelo Inep, referente ao Enade 2023. Coordenadores e estudantes;

Fevereiro de 2024: previsão da divulgação pelo Inep das diretrizes do Enade 2024 – Ano Avaliativo II:

  • Cursos de Licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química;
  • Cursos de bacharelado: Ciência da Computação e Sistemas de Informação;
  • Curso Superior de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Maio de 2024: previsão da divulgação do Edital Enade 2024, com o cronograma de todo o processo;

02/07/2024 – capacitação do DAI aos coordenadores dos 28 cursos participantes do Enade 2024;

01/07/2024 a 31/08/2024: previsão de início e término das inscrições dos estudantes habilitados à participação ao Enade 2024 (ingressantes e concluintes);

01/08/2024: previsão do período para a análise dos insumos do Enade 2023, para a composição do Conceito Enade e IDD; período para dispensa pelo Inep dos estudantes irregulares de edições anteriores;

25/11/2024: (Data prevista) realização do Enade 2024 pelos estudantes habilitados e inscritos como concluintes dos cursos avaliados em 2024;

26/11/2024: início do preenchimento do questionário do Coordenador;

15/12/2024: (Data prevista) divulgação do Relatório de Regularidade (lista de presença) do Enade 2024.

VI – Regulação e  Avaliação de Cursos de Graduação:

Reconhecimento

Fase Despacho Saneador:

  • Sistema de Informação – Campus Vacaria;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Rolante.

Renovação do Reconhecimento

Fase Despacho Saneador:

  • CST Automação Industrial – Campus Canoas;
  • CST Eletrônica Industrial – Campus Restinga;
  • Letras – Campus Osório;
  • Matemática – Campus Osório;
  • Formação de Docentes e Ciências Agrícolas – Campus Sertão;
  • CST Processos Metalúrgicos – Campus Caxias do Sul;
  • Ciências da Natureza – Campus Porto Alegre;
  • CST Sistemas para Internet – Campus Porto Alegre.

Avaliação In Loco – virtual

  • As visitas serão comunicadas pelo INEP após composição de comissão de avaliação, após preenchimento do Formulário Eletrônico 2 (FE2).

Processo de Autoavaliação Institucional

Até 27 de março de 2024: finalizar processo de 2023 com a realização do Relatório da CPA e inserir no e-MEC;

Início 01 de abril de 2024: publicização dos resultados dos relatórios de cada campus e do Relatório Geral;

De abril a dezembro de 2024: organização do processo relativo à autoavaliação do ano de 2024 e autoavaliação do Campus (conforme necessidade);

De abril a outubro: reformulação dos Instrumentos de Avaliação.

VII – Regulação e  Avaliação da Instituição

Setembro de 2024 – abertura do processo de Recredenciamento da Instituição, com o preenchimento do primeiro Formulário Eletrônico, com base no PDI.

VIII – Análise de Relatórios de Desenvolvimento Institucional (RDIs) – Fluxo contínuo:

  • Análise dos RDIs para cursos novos;
  • Análise dos RDIs referentes às alterações dos PPCs, com a inserção da extensão  curricular.

IX – Seminário de Avaliação Institucional

Primeiro semestre de 2024 (mês de junho) – RECREDENCIAMENTO NA PRÁTICA – Boas práticas de dois IFs que passaram por recredenciamento em 2023 e que obtiveram conceito 5. Público alvo:  Gestores da Reitoria (CD), Colégio de Dirigentes, COAD, CODI, COEN, COEX, COPPI, COGEP, CPA, representação docente – CPPD, TAE – Cis, Consup, Comitê de Ética e Comitê de Ética em Pesquisa e Representação Discente.

Segundo semestre de 2024 – AVALIAÇÃO DE CURSOS, ESTUDANTES E  AUTOAVALIAÇÃO – para auxiliares institucionais, gestores de DIs, coordenadores dos cursos participantes do Enade 2024, coordenadores de cursos que passarão por reconhecimento ou renovação de reconhecimento, gestores do Ensino e CPAs.

 

As atividades da Unidade de Gestão da Integridade (UGI) estarão organizadas na seguinte forma:

I – Revisão do Plano de Integridade:

Março de 2024: finalização da revisão do Plano de Integridade pelos membros da UGI.

II – Relatório de Atividades da UGI/2023:

15/04/2024: prazo final para finalização do relatório e publicação na página do Programa de Integridade do IFRS.

III – Capacitação dos novos membros do  Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS:

Março de 2024: após a nomeação dos novos diretores-gerais, emitir a portaria de nomeação dos novos membros do  Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS e realizar a capacitação.

 IV – Capacitação para servidores do IFRS:

Segundo semestre de 2024: realizar um evento de capacitação para servidores do IFRS com o tema “Integridade no IFRS”.

V – Implantação da UGI Itinerante:

A partir do segundo trimestre de 2024: realizar visita dos membros da UGI aos campi do IFRS com o objetivo discutir os temas relativos à integridade pública. Será elaborado um cronograma com a definição das datas, os campi que serão visitados e os membros da UGI que irão nas visitas.

VI – Reuniões da UGI:

Março e Agosto de 2024: realizar reunião com os membros da UGI para o monitoramento da execução do Plano de Integridade.

 

Última atualização em 02/07/2024

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