Departamento de Avaliação Institucional
O Departamento de Avaliação Institucional é vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, responsável pela regulação, avaliação e supervisão dos cursos ofertados pelo IFRS, tendo como objetivos oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação Institucional, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O diagnóstico da avaliação institucional constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas.
O processo de Avaliação Institucional compreende:
– A Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
– A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP.
– A Avaliação de Cursos – externa in loco para fins de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento e
– A Avaliação do Estudante – o ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
A Procuradoria Educacional Institucional responsável pela regulação, avaliação e supervisão da Educação Superior e a Pesquisa Institucional, responsável pelos censos do INEP, Censup e Educacenso estão inseridas neste departamento.