Início do conteúdo

Delegação do IFRS com 131 integrantes participa do JIFSul 


Os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul do país ocorrem de 21 a 25 de julho de 2025 e reúnem os Institutos Federais gaúchos, catarinenses e paranaense

Com uma delegação composta por 131 pessoas, dos quais 114 são estudantes atletas e 17 servidores, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estará presente, de 21 a 25 de julho de 2025, nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul). 

As cidades de Santa Maria e Restinga Seca serão palco do evento, que reúne os seis Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: IFRS, IFFarrroupilha (anfitrião), IFSul, IFC, IFSC e IFPR.

O IFRS irá disputar atletismo, tênis de mesa (individual e equipe), xadrez (individual e equipe), basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nas modalidades feminino e masculino. As equipes participantes são as vencedoras dos Jogos do IFRS, realizados em Canoas na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de 02 a 04 de julho de 2025, e da Etapa de Xadrez, ocorrida no dia 08 do mesmo mês, no Campus Porto Alegre.

⚽🏀🥎🏐🏓🏃🏾‍♀️

 

Expectativas

O estudante do Campus Ibirubá Miguel Felipe Seibel, de 17 anos, irá disputar o voleibol com time misto. Além do mesmo campus, irão jogar cinco atletas dos campi Canoas, Erechim e Feliz, convocados pela professora de Educação Física de Ibirubá, Rita de Cassia Quadros da Rosa, treinadora do voleibol masculino.

Miguel conta que quer cumprir seu papel de representar o IFRS com excelência e ressalta que o respeito deve estar em primeiro lugar. “Vejo o JifSul como uma competição de alto nível técnico, que demonstra a qualidade dos Institutos Federais no Brasil. Acredito que é uma grande oportunidade de unir alunos de diferentes campi e regiões. É um momento único de troca de experiências e fortalecimento dos laços entre estudantes, servidores e demais participantes.”

Além de treinar a equipe, Rita explica que, dentre suas funções, está acompanhá-los sempre pensando no educativo. Para ela, os jogos, tanto do IFRS quanto os de etapas posteriores, são um momento de aprendizado, integração, congregação e confraternização. “É um investimento fundamental, não só em esporte, mas em esporte na perspectiva da educação. Então, vejo uma oportunidade que os alunos têm de aprender, não apenas sobre a modalidade que praticam, mas de aprender a conviver e a respeitar”,  aponta.

⚽🏀🥎🏐🏓🏃🏾‍♀️

 

Mais informações sobre o JIFSul podem ser encontradas no site do evento.

Os ganhadores desta etapa devem participar dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, que neste ano serão realizados em Natal/RN, de 24 a 29 de novembro, sediados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Fim do conteúdo