Estude no IFRS
Cursos técnicos e superiores gratuitos têm vagas para ingresso por transferência e de diplomados
Há vagas em cursos dos campi Caxias do Sul, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga, Vacaria e Veranópolis, todos gratuitos. Opções, inscrições e requisitos variam conforme a unidade.
Os interessados em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por transferência ou ingresso de diplomados podem conferir as oportunidades com inscrições. Os campi Caxias do Sul, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Veranópolis ofertam vagas para essas modalidades de ingresso em cursos superiores de graduação e em técnicos subsequentes ao ensino médio.
O início das aulas será no segundo semestre deste ano. Os cursos são presenciais e gratuitos. As inscrições também são gratuitas. Confira os detalhes:
Campus Caxias do Sul
O Campus Caxias do Sul oferece vagas em cursos de graduação para transferência de estudantes ou como portador de diploma de graduação, e também para o curso técnico em Plásticos subsequente ao ensino médio. Os interessados poderão se inscrever até 26 de junho, conforme as informações do Edital do Campus Caxias do Sul nº 13/2025.
- Engenharia de Produção (noite)
- Engenharia Metalúrgica (noite)
- Licenciatura em Matemática (manhã e noite)
- Tecnologia em Processos Gerenciais (noite)
- Técnico em Plásticos – Subsequente ao Ensino Médio (noite)
Campus Ibirubá
No Campus Ibirubá, a oferta de vagas é em cursos superiores de graduação e em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio para ingresso por transferência e de diplomados. As inscrições vão até 13 de junho. Os detalhes estão disponíveis nos editais do Campus Ibirubá nº 13/2025 – cursos técnicos subsequentes e nº 12/2025 – cursos de graduação.
- Técnico em Eletrotécnica (noite) – 15 vagas
- Técnico em Mecânica (noite) – 05 vagas
- Agronomia (manhã e tarde) – 05 vagas
- Ciência da Computação (noite) – 05 vagas
- Engenharia Mecânica (vespertino e noite) – 05 vagas
- Licenciatura em Matemática (noite) – 10 vagas
Campus Porto Alegre
O Campus Porto Alegre oferece vagas para portador de diploma de curso superior ou curso técnico de nível médio. As inscrições ocorrem no período até as 20h do dia 11 de junho, e devem ser feitas com o preenchimento do formulário e o envio da documentação descrita no edital disponível na página do Campus.
- Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (diurno) – 22 vagas
- Tecnologia em Gestão Ambiental (manhã) – três vagas
- Tecnologia em Sistemas para Internet (manhã) – duas vagas
- Tecnologia em Sistemas para Internet (noite) – cinco vagas
- Técnico em Administração (manhã) – cinco vagas
- Técnico em Biblioteconomia (manhã) – cinco vagas
- Técnico em Biotecnologia (manhã) – uma vaga
- Técnico em Contabilidade (noite) – 26 vagas
- Técnico em Instrumento Musical (Flauta Transversal) (tarde) – três vagas
- Técnico em Química (manhã) – quatro vagas
- Técnico em Química (tarde) – uma vaga
- Técnico em Secretariado (manhã) – oito vagas
- Técnico em Segurança do Trabalho (tarde) – 22 vagas
- Técnico em Segurança do Trabalho (noite) – uma vaga
- Técnico em Transações Imobiliárias (noite) – 10 vagas
Campus Restinga
No Campus Restinga as inscrições vão até 16 de junho. São vagas para três cursos superiores de graduação. Confira a documentação exigida e o formulário de inscrições no Edital 022/2025.
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) – uma vaga
- Tecnologia em Processos Gerenciais (noite) – uma vaga
- Licenciatura em Letras Português e Espanhol (noite) – 16 vagas
Campus Vacaria
O Campus Vacaria recebe inscrições, até 22 de junho, para transferência interna, externa e ingresso de diplomados, conforme detalhes do Edital nº 25/2025. O prazo para participar vai até 22 de junho, com ingresso no segundo período letivo de 2025.
- Licenciatura em Ciências Biológicas (noite) – 20 vagas
- Bacharelado em Agronomia (manhã e tarde) – 12 vagas
- Bacharelado em Sistemas de Informação (noite) – 12 vagas
- Tecnologia em Processos Gerenciais (noite) – 12 vagas
- Licenciatura em Pedagogia (noite) – 10 vagas
- Técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio (noite e nas sextas tarde e noite) – 18 vagas
Campus Veranópolis
Os interessados em estudar em cursos superiores de graduação do Campus Veranópolis podem solicitar uma vaga por transferência interna, externa ou por ingresso de diplomados. As inscrições ocorrem até 22 de junho, conforme informações que constam no Edital 09/2025.
- Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite) – 6 vagas;
- Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais (noite) – 8 vagas.