Início do conteúdo

Cursos gratuitos na área de economia solidária estão com inscrições abertas em Alvorada e na Restinga


São 120 vagas distribuídas em três turmas dos cursos “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” e “Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários”.

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” e “Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários” ofertados nos campi Restinga (Porto Alegre) e Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As aulas serão presenciais. Os participantes receberão um kit de materiais escolares e auxílio no valor de R$ 6,00 por aula assistida, desde que tenham frequência mensal mínima de 75%. 

Para se inscrever é preciso ter idade igual ou superior a 16 anos e no mínimo o sexto ano do ensino fundamental, podendo esse ser incompleto. Há vagas reservadas (cotas) para pessoas com deficiência, mulheres, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas trans e travestis.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com 200 horas. A oferta se dá a partir do Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul (Programa IPÊ). 

 

Sobre os cursos:
Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário 

Buscará desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos relacionados à constituição de cooperativas em comunidades locais; à criação de empreendimentos econômicos solidários; à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária, entre outros. Serão abordados também direitos humanos, educação socioambiental e sustentabilidade, educação das relações étnico-raciais, cidadania, gênero, políticas públicas etc. 

 

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários

As aulas vão abordar conceitos e práticas de controle do dinheiro; planejamento, gestão e inovação para micro e pequenas empresas; negociação e marketing; gestão de pessoas; associativismo e cooperativismo; entre outros. Serão tratados também direitos humanos, educação socioambiental e sustentabilidade, educação das relações étnico-raciais, cidadania, gênero, políticas públicas etc. 

 

Sobre as turmas com inscrições abertas:
Campus Alvorada

Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário

Campus Restinga

Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários

 

O Programa IPÊ

Qualificar social e profissionalmente empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica é o principal objetivo do Programa IPÊ. As atividades promovidas estão alinhadas com a política de economia popular e solidária e são ofertadas pelos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Fim do conteúdo