Cursos do IFRS conquistam conceitos cinco e quatro em avaliação do MEC

O curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos do IFRS – Campus Erechim recebeu conceito cinco (5), nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Já o curso de licenciatura em Letras Português e Inglês do IFRS – Campus Osório recebeu conceito quatro (4), que equivale a “muito bom”. Os avaliadores estiveram nos campi entre os dias 18 e 19 de março de 2019.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala crescente, de um a cinco.

A comissão de avaliadores do Inep/MEC passa dois dias no campus de oferta do curso avaliado, na oportunidade em que visita as instalações físicas, analisa documentos como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), currículo do corpo docente, relatórios da Autoavaliação Institucional, entre outros, e também conversa com gestores, docentes e discentes.

Confira os cursos do IFRS avaliados in loco pelo Inep/MEC em 2019:

Engenharia Química – Campus Feliz – 5

Licenciatura em Letras Português e Inglês – Campus Feliz – 5

Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Sertão – 5

Bacharelado em Ciência da Computação – Campus Ibirubá – 5

Bacharelado em Engenharia de Alimentos – Campus Erechim – 5

Licenciatura em Letras Português e Inglês – Campus Osório – 4

Outros cursos do Instituto serão avaliados durante o ano

O Departamento de Avaliação Institucional é responsável pelo acompanhamento dos processos de regulação e avaliação dos cursos de graduação junto ao MEC e assessora os campi na preparação para o recebimento da visita da Comissão de Avaliação, além de acompanhar as visitas dos avaliadores.

A nota obtida pelos cursos do IFRS reflete a missão do Instituto de ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais. A missão está expressa no Capítulo Perfil Institucional do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023)