Cursos do IFRS conquistam conceito cinco em avaliação do MEC

Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão e Bacharelado em Ciência da Computação do Campus Ibirubá conquistaram conceito cinco (5), nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês, e Engenharia Química do Campus Feliz já haviam conquistado conceito 5, em avaliação ocorrida neste ano de 2019.

Os cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Campus Osório e Bacharelado em Engenharia de Alimentos do Campus Erechim, receberam a visita dos avaliadores nestas segunda e terça-feira, 18 e 19 de março. O resultado deverá ser divulgado nos próximos dias.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

A comissão de avaliadores do Inep/MEC passa dois dias no campus de oferta do curso avaliado, na oportunidade em que visita as instalações físicas, analisa documentos como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), currículo do corpo docente, relatórios da Autoavaliação Institucional, entre outros, e também conversa com gestores, docentes e discentes.

Confira os cursos do IFRS avaliados in loco pelo Inep/MEC em 2019:

Engenharia Química – Campus Feliz – 5

Licenciatura em Letras Português e Inglês – Campus Feliz – 5

Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Sertão – 5

Bacharelado em Ciência da Computação – Campus Ibirubá – 5

A primeira avaliação de cursos do IFRS do ano de 2019 ocorreu entre os dias 25 e 26 de fevereiro. Outros cursos do Instituto serão avaliados durante o ano.

No ano de 2018, nove cursos do IFRS passaram por avaliação in loco, recebendo conceitos “excelente” (cinco), “muito bom” (quatro) e “bom” (três).

Confira os cursos do IFRS que tiveram avaliação in loco do Inep/MEC em 2018:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Canoas – 4

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Rio Grande – 4

Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional – Campus Sertão – 3

Gestão Ambiental – Campus Viamão – 4

Licenciatura em Ciências Agrícolas – Campus Sertão – 4

Licenciatura em Matemática – Campus Osório – 4

Licenciatura em Química – Campus Feliz – 4

Processos Gerenciais – Campus Rolante – 5

Processos Gerenciais – Campus Caxias do Sul – 4

Gestão Ambiental – Campus Viamão – 4

O Departamento de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), é responsável pelo acompanhamento dos processos de regulação e avaliação dos cursos de graduação junto ao MEC e assessora os campi na preparação para o recebimento da visita da Comissão de Avaliação além de acompanhar as visitas dos avaliadores.

A nota obtida pelos cursos do IFRS reflete a missão do Instituto de ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais. Essa ação está prevista no Capitulo Perfil Institucional do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023)