Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão recebe conceito excelente do Ministério da Educação

Banner com o texto: Conceito Institucional Inep/MEC - Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS Campus Viamão, nota 5.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão recebeu nota máxima (5) em avaliação realizada pelo Ministério da Educação no mês de junho; e é também nota máxima no Enade (2019) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC – 2019)

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) recebeu conceito excelente (5), nota máxima, em avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento. A avaliação on-line foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre os dias 26 e 28 de junho de 2023. Foram analisados a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura.

Os avaliadores conheceram as instalações físicas das unidades, analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso e ainda tiveram momentos de conversas com gestores, docentes e estudantes.

A coordenadora do curso, professora Rosana Serpa, destaca que a conquista é um reflexo do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica do IFRS. “O reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, desenvolvendo uma educação pública de excelência. Também é importante ressaltar que, segundo os dados disponibilizados no portal eletrônico do Ministério da Educação dedicado à regulamentação do ensino superior (e-MEC) na data da avaliação, nosso curso é atualmente o único superior tecnológico em Gestão Ambiental presencial no Brasil que possui concomitantemente a nota máxima no Conceito de Curso (CC – 2023), a nota máxima no Enade (2019) e a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC – 2019)”, comenta. A professora Rosana lembra que o IFRS Campus Viamão é a única instituição pública que oferta cursos superiores no município.

O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar profissionais que possam propor medidas para a recuperação de áreas degradadas e o monitoramento da qualidade ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Saiba mais sobre o curso