Crônica produzida em aula no Campus Farroupilha recebeu prêmio no concurso literário de Farroupilha

Estudante Mariana de Lima Brambilla segurando certificado de premiação. Em seu lado um homem de terno preto e uma mulher de vestido azul longo.

As ironias da vida, da infância à adolescência. Com uma análise doce e sensível de si mesma e das situações que a vida prega, a estudante Mariana de Lima Brambilla, do 1º ano do curso Técnico em Administração Int. ao Ensino Médio, conquistou o 2º lugar na categoria Crônica (para autores nascidos entre os anos de 2005 a 2008) do XX Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo de Farroupilha. A premiação ocorreu no dia 22 de novembro.

O texto Velha Infância foi produzido na aula de Língua Portuguesa I, durante o primeiro trimestre deste ano, sob orientação da professora Mineia Frezza. Já no segundo semestre, incentivada pela professora Carolina de Moraes, Mariana inscreveu a crônica no concurso.

“É um texto diferente, delicado e literário. Uma construção bem elaborada e com uma bonita história. No momento em que entreguei o texto para ela (após correções), elogiei e comentei que ela deveria investir nas suas escritas”, relembra Carolina.

Conheça a autora e sua obra

Sobre o que trata a crônica?

A crônica trata sobre uma memória de minha infância e como ela desperta as melhores partes de mim mesma. Na obra “Velha Infância” vemos a junção do passado com o presente, onde chamas que achei terem se apagado retornam à vida. Para saber mais, vai ter que ler, haha 🙂 (leia aqui).

O que te motivou a escrever sobre esse tema?

Não foi nenhum fator em específico que me motivou a escrever sobre este tópico. Na verdade, estava pensando sobre esses acontecimentos faz tempo e quando foi dada a atividade de produção de crônicas sobre memórias, não pensei duas vezes.

Que tipo de literatura você gosta e quais autores?

Tenho um contato costumeiro com a literatura construída por anos. Então, meu gosto para leitura é bem vasto. Gosto de histórias e não me importo com qual gênero o livro vai trabalhar. Desde que sejam histórias que enriqueçam meus conceitos e ideias e que me faça ver esse mundo de uma maneira única, já estará cumprindo seu dever comigo.

Há milhares de autores que adoro, mas que me inspiraram, de certa forma, a escrever essa crônica foram Machado de Assis, Clarice Lispector e Conceição Evaristo. Sou muito grata pela riqueza contida na nossa literatura nacional, não acho que “Velha Infância” existiria sem esses escritores excepcionais.

Nos conte também como foi receber o prêmio?

Foi muito gratificante e emocionante. Toda a cerimônia foi feita com muito carinho e devoção à expansão do contato da literatura para os habitantes de Farroupilha. Esse reconhecimento direcionado a minha obra e muitas outras vai ficar marcado pra sempre em mim e me motivará a escrever mais e mais.

Texto: Comunicação do Campus Farroupilha

Fotos: Prefeitura de Farroupilha