Após pedido de vista, regulamento de atividades pedagógicas não presenciais seguirá em debate pelo Consup

A 4ª reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020. Em pauta, além da aprovação da Política de Arte e Cultura do IFRS, o debate mais extenso foi acerca da proposta de regulamento de atividades pedagógicas não presenciais nos cursos técnicos e superiores da instituição.

Confira gravação da 4ª reunião extraordinária

Regulamento de atividades não presenciais

Devido aos pedidos de vista de conselheiros do órgão, para análise e considerações a respeito do regulamento das atividades não presenciais no IFRS, o documento será novamente debatido em reunião extraordinária. A nova webconferência do Consup ocorre na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, às 9h. A comunidade poderá acompanhar a reunião em transmissão pelo YouTube.

Confira os documentos que serão discutidos da 5ª Reunião Extraordinária

O pedido de vista, previsto no regimento do Consup, é o instrumento que possibilita o conselheiro suspender imediatamente a discussão, e a votação da matéria em pauta passa a ser realizada na sessão seguinte. Os conselheiros serão convocados, e os membros que pediram vistas apresentarão seus pareceres.

Política de Arte e Cultura do IFRS

Na 4ª reunião extraordinária do Consup, foi apresentada e aprovada a Política de Arte e Cultura do IFRS. O documento conduzido por Grupo de Trabalhos específico e pela Pró-Reitoria de Extensão tem o objetivo de orientar a promoção e desenvolvimento do campo da arte e da cultura no IFRS. A política consolidada deverá ser publicada no site do IFRS nos próximos dias.

Saiba mais sobre a reunião extraordinária de julho

Na 3ª reunião extraordinária do Conselho Superior (saiba mais aqui), que ocorreu no dia 23 de junho, foi acordado o prazo de 30 dias para formulação e envio de proposta de atividades pedagógicas não presenciais ao Conselho Superior, para posterior votação: 15 dias para formulação de sugestões, após escuta da comunidade interna de cada um dos 17 campi do IFRS + 15 dias para análise e consolidação de minuta de regulamento de atividades pedagógicas remotas pelo Grupo de Trabalho “Retomada do Calendário Acadêmico”.

No dia 24 de julho, a proposta de regulamento seguiu para parecer de duas comissões do Consup: Comissão de Legislação, Normas, Regimentos, Redação e Recursos e Comissão de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Títulos. A partir daí, os conselheiros avaliaram e as comissões emitiram pareceres que seriam votados na reunião deste dia 6 de agosto.

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares;  um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck (confira aqui a nominata atual).

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.