Início do conteúdo

Conselho Superior do IFRS aprova Moção em Defesa da Educação Pública e da Democracia


O Conselho Superior do IFRS, em reunião neste dia 23 de outubro de 2018, aprovou a Moção em Defesa da Educação Pública e da Democracia. Confira:

Moção em Defesa da Educação Pública e da Democracia
O Conselho Superior do IFRS, considerando o importante momento nacional, vem a público manifestar-se pela defesa incondicional da educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada em um projeto de desenvolvimento do país.

Entendemos que o investimento em educação, ciência e tecnologia é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, para o progresso social e econômico e para a soberania nacional. Por isso posicionamo-nos de forma veemente pela revogação da Emenda Constitucional 95, que limita os investimentos púbicos em educação, assim como de forma contrária aos ataques a direitos trabalhistas e aos serviços públicos.

Aproveitamos para reafirmar que o IFRS é uma instituição comprometida com a educação pluralista, laica, inclusiva, orientada para a defesa da diversidade e de valores democráticos. Assim, manifestamos nosso repúdio à violência, à intolerância, ao machismo, ao racismo, à LGBTfobia, a todas formas de discriminação, e a quaisquer iniciativas que afrontem a liberdade acadêmica.

A garantia de uma sociedade mais justa passa pelo fortalecimento dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988 e do Estado Democrático de Direito. Por isso, reiteramos a importância das conquistas sociais e individuais dela emanadas, e defendemos a liberdade, a igualdade e a justiça como valores maiores de uma sociedade comprometida com o espírito democrático.

Bento Gonçalves, 23 de outubro de 2018.

Júlio Xandro Heck
Presidente do Conselho Superior

Fim do conteúdo