Geral
Conselho das Instituições da Rede Federal publica documento para pautar debate nas eleições
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta quinta-feira (26/5), as “Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil”. O documento será encaminhado pelos dirigentes da Rede Federal aos pré-candidatos à presidência, aos governos estaduais/distritais e ao Congresso Nacional.
Considerando a estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sua importância estratégica para o desenvolvimento do Brasil, o texto – publicado no site do Conif e disponível aqui – aponta os dez objetivos estratégicos para o setor, a serem explorados pelos candidatos nos próximos quatros anos.
De acordo com a assessora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres, “este momento é crucial para montarmos uma agenda propositiva e construir pontes que guiem o país pelo desenvolvimento sustentável das instituições e, consequentemente, do Brasil”. A assessora é a responsável pelo monitoramento e articulação política do Conselho junto aos poderes executivo e legislativo.
A publicação também pontua a necessidade de melhorar a estrutura operativa da Rede Federal garantindo, entre outras coisas, “a manutenção dos recursos destinados à sua operacionalização, como também a ampliação do capital investido, para que se possa continuar a desenvolver pesquisa aplicada, ensino e práticas extensionistas em prol de milhões de brasileiros”, como aponta as diretrizes.
Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conselho reúne os dirigentes máximos dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II e tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação da Rede Federal, que contabilizam mais de 600 unidades em todo o País. O Conif atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.