Início do conteúdo

Conif seleciona experiências exitosas da Rede Federal para o II Seminário Forcampo


Banner com o texto: Conif seleciona relatos de experiência em ensino agrícola e Educação no Campo para apresentação no II Seminário Forcampo. Inscrições até 15 de maio.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta semana, o Edital Conif/Forcampo nº05, que irá selecionar Relatos de Experiências em Ensino Agrícola e Educação do Campo para apresentação no II Seminário Forcampo. O evento ocorrerá de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Poderão participar desta chamada servidores da Rede Federal e o prazo final para a submissão dos relatos exitosos é 15 de maio. Os relatos de experiências deverão abordar ações institucionais, projetos ou programas nos eixos temáticos apresentados no edital. Os projetos selecionados serão conhecidos dia 18 de maio. Já as apresentações estão marcadas para ocorrerem no dia 15 de junho.

Cada servidor terá até dez minutos para apresentar seu projeto. Após cada bloco de 05 apresentações, haverá 30 minutos para discussão em grupos e perguntas aos expositores. O II Seminário Forcampo tem como tema Desafios e possibilidades da gestão em rede e como objetivo a contribuição para a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, por meio de estudos e debates nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, relacionando-as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo, conforme estabelecido no edital.

Cronograma

Período para submissões – de 02 a 15 de maio de 2023
Divulgação do resultado preliminar dos relatos de experiências aprovados para apresentação oral – 16 de maio de 2023
Período para Recurso – 17 de maio de 2023
Publicação do resultado final – 18 de maio de 2023
Apresentação dos Relatos – 15 de junho de 2023

O evento é organizado pelo Fórum de Educação do Campo do Conif (Forcampo) e tem o apoio do IFB, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Forcampo – o fórum, órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif, é responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas à Educação do Campo e ao Ensino Agrícola. Entre outras ações, o grupo discute questões sobre a estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e as melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Matéria Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo