Conif define grupo para atuar em defesa da Rede Federal no período de transição para o governo eleito

Nesta terça-feira, 6 de novembro de 2018, primeiro dia da 90ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília/DF, foi definido um grupo que atuará na apresentação e defesa de interesses da Rede Federal à equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, integrará o grupo, composto também pelo presidente e o vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida e Sérgio Teixeira Costa, respectivamente, e pelos diretores Luiz Simão Staszczak (Administrativo), Carla Comerlato Jardim (Relações Institucionais) e Uberlando Tiburtino Leite (Financeiro), além dos reitores Jadir José Pela (Ifes), Jefferson Manhães (IFF), Eduardo Modena (IFSP), Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG).

Os reitores fizeram uma análise da conjuntura atual e avaliaram a necessidade de expor a estrutura, números e resultados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o futuro ministro da Casa Civil do governo eleito, Onyx Lorenzoni, e para as equipes de transição ligadas aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

“O momento exige protagonismo da nossa parte. Temos que apresentar o Conif e a Rede. Precisamos mostrar quem somos, como atuamos e quais são nossos projetos para o futuro em prol da educação profissional gratuita e de qualidade no Brasil”, disse o presidente do Conif, Roberto Gil.

Ao longo do primeiro dia da reunião, os conselheiros discutiram e votaram mudanças no Regimento Interno do Conif concernentes ao processo eleitoral para escolha dos integrantes da diretoria executiva. Nesse debate, foram adequados artigos já existentes no documento e inseridos uma nova seção e outros itens com o objetivo do bom funcionamento conselho.

Eleição – De 4 a 6 de dezembro de 2018, o Conif vai escolher a diretoria para 2019. Para isso, foi constituída a comissão eleitoral que terá como presidente o reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e como membros os reitores Wilson Conciani (IFB), Willian Silva de Paula (IFMT) e o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia.

Diálogo com a Setec marca último dia de reunião do Conif

A 90ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi encerrada nesta quinta-feira, 8/11, com a presença do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Paulo Henrique Leão.

O presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do diálogo permanente com o MEC por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) e da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR).

De acordo com Leão, para este momento, uma das agendas prioritárias é a inclusão de um panorama da Rede Federal na apresentação dos gestores do MEC à equipe de transição do governo eleito. “Setec e Conif precisam ser proativos no atual momento, no sentido de apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, seu contexto, dados e resultados. Devemos dividir responsabilidades”, disse.

O diretor também noticiou ao Conif que estão em andamento reuniões para tratar dos Polos de Inovação da Rede Federal, no que diz respeito à sustentabilidade e à manutenção das unidades para que as mesmas continuem a atrair projetos e recursos.

Na apresentação, ele lembrou duas seleções em aberto. A primeira é a capacitação Brasileiros Formando Formadores (BraFF), cuja parceria entre a Setec e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) é voltada para professores que participaram de programas de formação no Canadá, no Reino Unido e na Finlândia – Vocational Education and Training (VET) e no Finnish Teacher Trainer (FiTT).

O segundo edital trata da capacitação de servidores para boas práticas de Gestão de PD&I e extensão tecnológica. A iniciativa é fruto da parceria entre oCommonwealth Scientific and Industial Research Organisation (CSIRO) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Textos de Bárbara Bomfim, Assessoria de Comunicação do Conif, com adaptações