Início do conteúdo

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorre de 7 a 9 de dezembro


Palestras, bate-papos e atividades culturais vão se somar à apresentação de 400 projetos desenvolvidos no IFRS, ligados a pesquisa, inovação, tecnologia, extensão e ensino. É o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, maior evento institucional, que ocorrerá de forma virtual entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2021. As inscrições já estão encerradas.

Os trabalhos são apresentados por estudantes de ensino técnico ou superior (graduação e pós-graduação). O Salão é um momento para compartilhar conhecimentos e experiências e para promover a integração da comunidade acadêmica de todos os 17 campi do IFRS.

Esta edição do evento tem como tema central “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica”, e esse será o título da palestra de abertura, ministrada por Danilo Romeu Streck, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que trabalha principalmente com conteúdos relacionados a educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos.

O 6º Salão vai congregar o 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 9º Seminário de Extensão (Semex); 8º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 6º Seminário de Pós-Graduação; 6º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; a Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT) e o Concurso Literário.

Confira abaixo a programação do Palco Principal e algumas atividades de salas paralelas:

 

📝 Dia 7 de dezembro

MANHÃ:

– 10h às 10h20 –  Cerimônia de abertura

– 10h20 às 10h25 – Apresentação artística “Desafinado” do Núcleo de Música do Campus Sertão.

 – 10h25 às 12h – Palestra de abertura – “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica” com Danilo Romeu Streck, professor da UCS.

– 12h às 12h05 –  Apresentação artística Carolina Maria de Jesus: uma interpretação”Tópicos em Educação Antirracista.  

 

TARDE:

– 13h25 – Apresentação artísticaExperiência (POR) tátil” – Experiências de leitura compartilhadas do Campus Feliz.

– 13h30 às 15h –  Painel: “Integra IFRS: Aplicações, resultados e potencialidades de uso”, com os convidados Rodrigo Perozzo Noll, chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Prodi do IFRS; Anderson Ricardo Yanzer Cabral, chefe do Escritório de Projetos do IFRS; Adalton Masalu Ozaki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSP; e Fernando  Gomes Braga, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMG.

– 15h às 15h05 – Apresentação artística Trem das Onze (Adoniran Barbosa)” com o Núcleo de Música do Campus Sertão.

15h05 às 16h – Painel –  NuMem/IFRS: falando de nossas memórias!” com Marcelo Vianna, presidente da Comissão Central do NuMem IFRS.

– 16h às 16h05 – Apresentação artísticaTropicalismo” do Laboratório de Artes do Campus Canoas.

– 16h05 às 16h07 – Apresentação artística “Oficina de Violão”, do Núcleo da Arte e Cultura (NAC) do Campus Ibirubá.

Intervalo

– 16h30 às 17h30 – Painel: “Maternidade e Ciência”, com as convidadas Marilia Bonzanini Bossle, pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS; Fernanda Maciel Reichert, professora da Ufrgs; Cristiane Drebes Pedron, professora do IFRS; e Marcia Vaclavik, professora do IFSUL.

– 17h30 às 17h40 – Apresentação doVídeo colagem da música Gymnopédie, de Eric Satie, em arranjo de Ralf Behrens”, da Oficina Conjunto de Violões do Projeto Prelúdio.

Intervalo

– 18h às 18h30 – Painel: Apresentação da Página “Publicações do IFRS”, com Gregório Durlo Grisa, chefe do Setor de Publicações, e Aline Terra Silveira, bibliotecária do Setor de Publicações.

– 18h30 às 18h32 – Apresentação artística “[Não] Ser para pertencer”, do Laboratório de Arte do Campus Canoas.

📝 Dia 8 de dezembro

MANHÃ:

– 8h30 às 10h – Palestra: “Iniciação Científica e Tecnológica para uma formação cidadã”, com Ana Paula Palheta Santana, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará (IFPA).

– 10h às 10h04 – Apresentação artística “Tropicalismo – Produções de Ensino 2021″, do Laboratório de Arte do Campus Canoas.

– 10h05 às 10h15 – Apresentação artística “Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania!”, do projeto Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania, do Campus Vacaria.

Intervalo

– 10h30 às 12h Palestra: “A Ciência a serviço da sociedade”, com Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados, vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas e professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

– 12h – Atividade artística: Obras da aluna Laura Duarte Roehe”, do Laboratório de Arte do Campus Canoas.

 

TARDE:

– 14h às 15h Painel: Lançamento do Livro “10 Anos de Pesquisa no IFRS: histórico, reflexões e perspectivas”, com Júlio Xandro Heck, reitor do IFRS; Gregório Durlo Grisa, chefe do Setor de Publicações Científicas do IFRS; Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS; e Cimara Valim de Melo Coordenadora de Pesquisa do IFRS – Campus Canoas.

– 15h às 15h05 Apresentação artística  “Oficina de Dança” (Morgana), do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ibirubá.

Intervalo

– 15h15 às 15h28 – Intervenções Artísticas “Como será o Mundo Pós-Covid 19?”, do projeto de ensino “Exposição IFRS – Campus Sertão – fragmentos da nossa história: ações educativas”.

– 15h30 às 16h – Apresentação: Ações da Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS em 2021 e apresentação da Social Women Engineer (SWE)”, com Viviane Bortoluzzi, assessora Internacional do IFRS; e Fabiana da Silva, embaixadora da SWE no IFRS.

– 16h às 16h05Apresentação artística:A Paz”, de Gilberto Gil e João Donato, pelo Núcleo de Música do Campus Sertão.

– 16h às 17h30 (Sala paralela – Sala de Networking 11) – Bate-papo: “A  Arte e a Cultura no IFRS em Interface com a Educação Integral: no Ensino, Pesquisa e Extensão”, com Viviane Diehl, assessora de Arte e Cultura da Proex; Juliana da Cruz Mülling, representante do IFRS e coordenadora de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF Sul e Sandro Cardoso, artista visual e professor-pesquisador de Gestão e Produção Cultural do Campus Alvorada.

16h05 às 17h Palestra:Extensão na Internacionalização”, com Gutenberg Albuquerque Filho, assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

– 17h às 18h – Painel: “Curricularização da Extensão e seus atores”, com Marlova Giulliani Garcia, professora do IFFar e pedagoga na Pró-Reitoria de Extensão do IFFar; Adriano Cavalheiro Marchesan, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar; Thais Biassi Parizzi, estudante do curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar; Denise Acorci Minuzzi, diretora da Escola de Educação Infantil Tia Mana.

– 18h às 18h03 – Apresentação artística: “Me empresta tua obra de arte?”, do Campus Canoas.

– 18h10 às 20h Painel: “Conversa com os autores – Concurso Literário 2021”, com Cristina Roig, Denise Vallerius e os estudantes vencedores do Concurso Literário.

20h às 20h05 – Apresentação artística: “Oficina de Dança (Julia)”, do Núcleo de Arte e Cultura Campus Ibirubá.

📝 Dia 9 de dezembro

MANHÃ:

– 8h30 às 10h Palestra “O diálogo como princípio educativo”, com Thiago Ingrassia Pereira, professor da Universidade Federal Fronteira Sul  (UFFS).

– 10h às 10h05 – Apresentação artística: “O corpo cíclico”, do Laboratório de Artes do Campus Canoas.

– 10h05 às 10h10 – Apresentação artística: “Oficina de Dança” (Emanueli), do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ibirubá.

10h10 às 10h20 – Apresentação artística: “Releituras Obras do Renascimento”, do Projeto de Extensão – Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFRS – Campus Erechim em Ação.

– 10h20 às 10h29 – Produções Artísticas: “Arte Medieval”, do Projeto de Extensão – Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFRS – Campus Erechim em Ação.

– 10h30 às 12h – Painel: “Extensão em Diálogo: Importância do acompanhamento dos egressos”, com Roben Lunardi e Nilo Barcelos Alves. Moderação: Leila Schwarz.

– 12h – Apresentação artística: “Oficina de Dança (Emili)”, do Núcleo de Arte e Cultura Campus Ibirubá.

 

TARDE:

– 13h30 – Cerimônia de encerramento.

– 14h às 14h05 – Apresentação artística: “Tocando em Frente”, da Banda Combos, do Campus Sertão.

 

 

  • Na próxima segunda-feira será divulgado o link para o hotsite do evento, que dará acesso à plataforma virtual. A informação estará disponível do site do IFRS e também será enviada no e-mail dos inscritos.
Fim do conteúdo