[Fala Aí, Reitor] Confira a edição de abril

Olá colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, o Fala aí, Reitor de abril de 2019. Espero que gostem e possam acompanhar um pouco do que está ocorrendo em nosso instituto.

Visita aos Campi Bento Gonçalves e Rolante

No mês que passou, visitei, juntamente com os demais colegas da equipe de gestão, os Campi Bento Gonçalves e Rolante. São sempre momentos intensos e produtivos, pois possibilitam conversas e compartilhamentos de ideias com professores, técnico-administrativos e estudantes.

Aula inaugural do Profnit

No início do mês de março, tivemos a aula inaugural do nosso quarto mestrado: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Curso gratuito, de qualidade e alinhado às demandas da sociedade gaúcha. Somos o único polo no Rio Grande do Sul deste mestrado em rede que ocorre no Brasil todo.

Homenagem aos 10 anos do IFRS

Ocorreu na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves uma linda e merecida homenagem aos 10 anos do IFRS. Foi um reconhecimento da cidade que abriga um campus e a Reitoria do Instituto à importância que o IFRS tem em Bento Gonçalves.

Evento ‘Servidor 10 anos’ no Campus Sertão

No nosso Campus Sertão, aconteceu a última etapa dos primeiros eventos em homenagem aos servidores que completaram 10 anos ou mais de IFRS e serviço público federal. Foram contemplados os colegas dos campi Sertão, Ibirubá e Erechim. Momentos de grande emoção e reconhecimento a quem tanto fez e faz pela educação pública.

Formaturas

Em março, ocorreram muitas cerimônias de formatura no IFRS. Participei em dois campi: no Campus Bento Gonçalves e no Campus Porto Alegre. São sempre momentos especiais e simbólicos, pois representam a conclusão de um ciclo na preparação dos profissionais para atuarem no desenvolvimento justo da sociedade.

Aula magna de abertura do semestre do ProfEPT

Tivemos a aula magna de início de semestre no nosso Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, no Campus Porto Alegre. Momento de aprendizados e de grandes alegrias, pois os alunos da primeira turma lançaram um livro todo escrito por eles.

Lançamento do Pacto Alegre

No dia do aniversário da capital de todos os gaúchos, 26 de março, o IFRS passou a integrar o “Pacto Alegre”, movimento que busca transformar Porto Alegre em uma referência como um ecossistema global de inovação. Nessa iniciativa, estamos juntos com Ufrgs, Puc, Unisinos, Ufcspa, Imed, Senai e muitas outras instituições.

Ufcspa

Juntamente com o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, visitei a reitora da Ufcspa, professora Lúcia Pellanda. Conversamos sobre o momento da educação pública no país e sobre parcerias e colaborações atuais e futuras entre as nossas instituições.

Reunião mensal do Conif

A reunião mensal do Conif foi realizada na Reitoria do IFMS, em Campo Grande. A pauta sempre abrange uma diversidade de temas. Desta vez, os principais foram: a) encaminhamentos sobre os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, que ocorrerão em setembro, em Guarapari-ES; b) o planejamento das Câmaras Temáticas do Conif e dos respectivos Fóruns (Ensino, Pesquisa, Extensão, Planejamento, Gestão de Pessoas etc); c) encontro com representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, para tratar de parcerias tecnológicas e de divulgação em ciência e tecnologia; d) debates e encaminhamentos sobre Planos de Prevenção contra Incêndio nas unidades dos IFs; e) reuniões com representantes da Setec/Mec para tratar de vários temas de interesse da Rede; entre outros.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Nos dias 18 e 19 de março ocorreu, na Reitoria, a primeira reunião ordinária do colégio de dirigentes do IFRS (CD) de 2019. Os principais temas tratados foram: a) planejamento de obras para este ano – destaco aqui a priorização que daremos às ações referentes a PPCIs, acessibilidade e a nossa firme intenção de construir estruturas esportivas nos campi que ainda não contam com esse espaço. Se de fato recebermos os recursos de investimentos que estão previstos para o IFRS no Orçamento da União para 2019, conseguiremos executar isso; b) a política de ingresso e permanência de estudantes indígenas; c) o planejamento das pró-reitorias e da Diretoria de Gestão de Pessoas, entre outros temas.

Um abraço!

Júlio Xandro Heck