Início do conteúdo

Como a educação pode transformar e fazer ecoar a voz das mulheres?


Se você também tem interesse em debater, pesquisar e promover ações relacionadas ao empoderamento e protagonismo femininos, conheça alguns dos programas, projetos e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão ligados ao tema já realizados nos campi do IFRS.

A divulgação da lista a seguir encerra a Campanha “Isso Me Diz Respeito: Voz da Mulher”, realizada na instituição durante o mês de março de 2019 como forma de ecoar a voz da mulher e estimular reflexões sobre o respeito, a sororidade e o empoderamento feminino.

 

Título: Grupo de Leitura e Vivências do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos”

Projeto de: Extensão

Campus: Alvorada

Resumo: Promove encontros com rodas de conversas, leituras, vivências, danças e meditação relacionadas aos capítulos do livro Mulheres que Correm com os Lobos, da autora Clarissa Pínkola Estes. Será entregue um material de apoio para estudo. O último encontro será uma celebração, resgatando ensinamentos do livro. O projeto faz parte do Programa Despertar Feminino.

Coordenação: Auxiliar de biblioteca Suzane Hallmann de Mello

 

Título: Laboratório de estudos de gênero: possibilidades de integrar ensino, pesquisa e extensão por meio de artefatos culturais

Projeto de: Indissociável

Campus: Canoas

Resumo: Serão realizados encontros entre os inscritos e bolsistas, para munir os participantes de conhecimentos básicos sobre estudos de gênero e artefatos culturais, atendendo a dimensão do ensino; em um segundo momento, os saberes serão aplicados para pesquisas; e, por fim, elaboradas atividades para público externo, divulgando os conhecimentos e efetivando a extensão.

Coordenação: Auxiliar de alunos Olívia Pereira Tavares

 

Título: Meninas na Ciência

Projeto de: Extensão

Campus: Farroupilha

Resumo: Realização de oficinas temáticas voltada à área de tecnologia (química, física, polímeros, robótica, eletricidade e mecânica) para incentivar o ingresso de meninas do 9º ano da rede pública municipal em carreiras das exatas.

Coordenação: Professora Delma Tânia Bertholdo

 

Título: Mulheres na informática: resgatando protagonismos

Projeto de: Pesquisa

Campus: Osório

Resumo: Analisará a realidade das mulheres no campo da informática, visando constatar as relações de gênero e quais processos históricos e sociais motivaram o afastamento das mulheres dessa área. Buscará compreender o que influencia nas escolhas de carreira e acadêmicas das mulheres que optam, ou não, pelo curso técnico em informática.

Coordenação: Professora Kathlen Luana de Oliveira

 

Título: Gênero em debate: violências contra as mulheres do Brasil

Projeto de: Pesquisa

Campus: Osório

Resumo: Fomenta a pesquisa de conceitos centrais em gênero, conjugando com reflexões sobre o contexto local e escolar. Serão realizadas definições de assuntos que serão debatidos e, num segundo momento, a partir dos aprofundamentos teóricos, realizadas ações de ensino e pesquisa como debates, oficinas, produções textuais.

Coordenação: Professora Kathlen Luana de Oliveira

 

Título: Meninas na Ciência

Projeto de: Pesquisa

Campus: Osório

Resumo: Voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem por objetivo despertar o interesse para a pesquisa cientifica e tecnológica e estimular a formação de mulheres nas áreas de ciências exatas, computação e engenharias no Brasil. Além disso, a iniciativa visa combater a evasão de estudantes dos cursos de graduação nas áreas e aproximar as escolas públicas de Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.

Coordenação: Professora Flávia Twardowski

 

Título: Feminismo na Restinga: a insurgência de mulheres na periferia

Programa de: Extensão

Campus: Restinga

Resumo: Promove ações educacionais que abordam, em uma perspectiva crítica, a temática feminista na Restinga, envolvendo a comunidade acadêmica, líderes comunitárias, mulheres terceirizadas do serviço de limpeza do campus e a comunidade do bairro. Serão desenvolvidas as ações: I) Projeto de Extensão Nós podemos discutir corpo, gênero e sexualidade na Restinga; II) Grupo de estudos sobre feminismos; III) Oficinas feministas; IV) Cursos; V) Elaboração de materiais didáticos/informativos; VI) Capacitação de educadores/educadoras; VII) Implantação de um Centro de Memória das Mulheres da Restinga e VIII) Evento sobre feminismos e interseccionalidade.

Coordenação: Professora Tatiana Teixeira Silveira  

 

Título: IV Semana Feminista

Projeto de: Extensão / evento

Campus: Rio Grande

Resumo: Palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais. As atividades buscam refletir e analisar o contexto do feminismo na contemporaneidade, perpassando temáticas de violência, movimento social, corpo, gênero, sexualidade, além de coletividade, concepções de mundo, sociedade, dentre outras.

Coordenação: Assistente de alunos Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Rio Grande

 

Título: Sessões de cinedebate: Exibições comentadas para a promoção da igualdade de gênero – Evento satélite da Conferência Internacional Women Deliver 2019 na IV Semana Feminista do IFRS

Projeto de: Extensão

Campus: Rio Grande

Resumo: Serão projetados dois documentários: 1) “Uma a cada onze”, que aborda a violência de gênero a partir de conversas com especialistas da área; e 2) um documentário a ser desenvolvido durante a Conferência Internacional Women Deliver 2019. A partir dessas exibições comentadas, fomenta-se um espaço que articula a crítica ao debate, visando promover a igualdade de gênero para meninas e mulheres na contemporaneidade.

Coordenação: Professora Lucía Silveira Alda

 

Título: 8M: Discutindo assédio sexual e violência de gênero no Campus

Projeto de: Extensão / evento

Campus: Rio Grande

Resumo: Nos dias 7 e 8 de março, palestras e mesas-redondas trabalharam questões referentes à violência contra mulher, em especial o assédio sexual, objetivando contribuir para uma cultura do empoderamento feminino, contra o machismo e a misoginia.

Coordenação: Assistente de alunos Angélica Teixeira da Silva Leitzke

 

Título: Veja Mulheres

Projeto de: Extensão

Campus: Rolante

Resumo: Busca proporcionar espaço para discussão da diversidade (com um recorte de gênero e raça), a partir de diferentes produções artísticas e culturais, promovendo debates após a leitura de textos de autoria feminina, bem como a exibição de filmes escritos, dirigidos ou protagonizados por mulheres.

Coordenação: Professora Daniela Nicoletti Favero

 

Título: Líbera: Círculos, Ciclos e Feminilidades

Projeto de: Extensão

Campus: Rolante

Resumo: Usando a metodologia dos círculos de construção de paz, busca resgatar o reconhecimento da natureza do feminino e é voltado para estudantes, servidoras e mulheres da comunidade externa. São promovidos, mensalmente, “Círculos Férteis” – direcionados a gestantes, puérperas ou àquelas que buscam engravidar – e “Círculos Libertários”. O projeto faz parte do Programa Despertar Feminino.

Coordenação: Técnica em Assuntos Educacionais Caroline Castro de Mello

 

A campanha “Isso Me Diz Respeito: Voz da Mulher” está alinhada com valores institucionais definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, como equidade e justiça social, solidariedade, compromisso social e  respeito à diversidade. A promoção é do Departamento de Comunicação da Reitoria, em parceria com os campi do IFRS; do Núcleo de Ações Afirmativas da Reitoria; das Pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e do Gabinete do Reitor.

Confira também as listas de recomendações de músicas, livros e filmes construídas colaborativamente pela comunidade do IFRS durante a campanha. O objetivo é transmitir a ideia de que a arte, a cultura e a educação colaboram para que as vozes das mulheres sejam ouvidas e ecoadas.

– Lista de Filmes

– Lista de Livros

– Lista de Músicas

Fim do conteúdo