Comissões reúnem-se para trocar experiências e relatar o envolvimento da comunidade com o PDI

Nesta gelada quinta-feira, 9 de agosto de 2018, servidores dos campi e da Reitoria do IFRS estão reunidos no auditório do Campus Farrroupilha para o encontro de comissões locais e comissões temáticas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. O evento é mais um dos esforços para aquecer a construção coletiva do planejamento estratégico da instituição, com o objetivo de contemplar desejos e necessidades de todas as unidades e dos diferentes segmentos de públicos.

A atividade começou com uma fala do reitor, Júlio Xandro Heck, que ressaltou a importância do momento de elaboração do documento. “Na minha opinião, o PDI deve expressar três características básicas: refletir a vontade da comunidade de servidores e estudantes, que vivem a instituição e a conhecem como ninguém; refletir vontades e desejos da sociedade que nos cerca; e estar absolutamente alinhado ao nosso DNA, que é a lei de criação dos Institutos Federais (Lei 1.1892)”, salientou.

Em seguida, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, frisou que o encontro foi promovido para fortalecer o trabalho de construção do Plano e é um momento de avaliação, trocas de experiências e alinhamento para a construção coletiva. Conforme Amilton, são elementos orientadores do PDI: o desenvolvimento local e regional, a lei de criação dos IFs, a relação com a comunidade, a verticalização da educação, a sustentabilidade, a inclusão, os limites legais para planejamento de oferta de cursos e a consolidação do IFRS.

Os representantes de cada comissão local (dos 17 campi e da Reitoria) foram chamados pela pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão Central do PDI, Letícia Martins de Martins para relatarem o envolvimento da comunidade acadêmica. Os servidores mostraram como as comissões vêm se empenhando para que todos entendam o que é o PDI, participem e se sintam motivados a estarem inseridos no cotidiano institucional.

No turno da tarde, ocorrem as apresentações das comissões temáticas do PDI sobre os principais temas a serem abordados nos capítulos do documento. Para finalizar, será realizada uma discussão a respeito da missão institucional do IFRS.

Participe do PDI

Atualmente, o processo de elaboração do PDI está em fase de coleta de contribuições da comunidade acadêmica sobre iniciativas a serem realizadas para o IFRS alcançar os 17 objetivos traçados como estratégicos para o Plano. São realizadas atividades nas unidades e está disponível, até esta sexta-feira, 10 de agosto de 2018, uma pesquisa online. As iniciativas serão posteriormente compiladas pelas comissões Central e de Perfil Institucional e Planejamento Estratégico.

Para saber mais, acompanhe a aba do PDI no site do IFRS.