Comissão intercampi de segurança alimentar emite carta à comunidade do IFRS

A importância da alimentação de qualidade para fortalecer o sistema imunológico é um dos temas destacados na Carta da Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) do IFRS aos estudantes, familiares, servidores e à comunidade em geral. Lançado neste mês de abril de 2020, o documento tem o objetivo de chamar a atenção para o tema da alimentação no atual período de pandemia, em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
“Tão importante como lavar as mãos é mantermos uma alimentação segura, evitando o máximo possível alimentos ultraprocessados, buscando a diversidade na dieta e a qualidade nutricional através de uma alimentação balanceada, natural e, se possível, de base ecológica”, salienta a carta. A Ciase informa também que tem o papel de ampliar a visibilidade em relação à produção e ao consumo de alimentos saudáveis.

Ações que estão sendo realizadas pela Comissão para contribuir com a segurança alimentar dos estudantes em isolamento e ao mesmo tempo estimular a produção agroecológica são citadas. Entre as iniciativas estão: identificação de estudantes que possam estar necessitando de complemento na alimentação; mobilização e orientação da gestão para utilização dos recursos da alimentação escolar para compra e distribuição de cestas básicas; e articulação de campanhas solidárias junto à sociedade civil.
Por fim, a Ciase convida a comunidade do IFRS a somar esforços e se solidarizar, participando das campanhas e fortalecendo a agricultura familiar, adquirindo produtos (preferencialmente orgânicos) de agricultores do município ou da região, e também faz um chamamento aos colegas do IFRS a comporem os Núcleos de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental SANS e EA (NEA´s), a fim de desenvolver e implementar ações de ensino, pesquisa e extensão alinhados aos objetivos da Política Institucional.

Sobre a Ciase
A Ciase é um dos órgãos que compõem a estrutura da Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental, aprovada pela Resolução nº 101, de 22 de outubro de 2019 do Consup. O objetivo geral é “promover a Agroecologia como ciência, no compromisso efetivo com o direito à produção e ao consumo da alimentação saudável, na vigilância alimentar e nutricional, na educação ambiental e no desenvolvimento rural e territorial sustentável, de acordo com a Missão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IFRS”.
Contatos com a Ciase podem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Leia aqui a Carta da Ciase à comunidade do IFRS