Colégio de Dirigentes retoma presencialidade das reuniões e discute PS e números do IFRS

Membros do colégio de dirigentes (CD) reunidos presencialmente. Pessoas sentadas em uma mesa de reunião utilizando máscaras.

Após dois anos de reuniões realizadas por webconferência devido ao cenário de pandemia de Covid-19, o Colégio de Dirigentes (CD) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou encontro presencial nos dias 03 e 04 de maio de 2022, na Reitoria, em Bento Gonçalves. Desde abril de 2020, foram 37 reuniões on-line, e agora a agenda do CD retoma a presencialidade.

O reitor, Júlio Xandro Heck, frisou que nesse período de pandemia as discussões institucionais foram feitas em conjunto no grupo, que sai fortalecido. “Foram dois anos difíceis para todos. Assumimos (os cargos de reitor e diretores) e duas semanas depois tivemos de lidar com a maior pandemia que o mundo já enfrentou. Agora nossa instituição começa a retomar o cotidiano de antes, ainda com limitações, que estão literalmente em nossos rostos (referindo-se às máscaras), mas que vai voltando ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão de antes da pandemia”, destacou.

Essa reunião foi a quarta reunião do ano de 2022. Entre as pautas principais estavam o Processo Seletivo (PS) para ingresso de estudantes e os números do IFRS – dados, indicadores e estatísticas. Os dirigentes avaliaram um diagnóstico da Pró-Reitoria de Ensino a respeito da ocupação de vagas nos cursos e refletiram sobre propostas de melhorias no planejamento, na definição de turnos, cursos e eixos tecnológicos dos campi

Foram também analisadas as estatísticas oficiais do IFRS, com base na série histórica divulgada por meio da Plataforma Nilo Peçanha. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional apresentou análise dos indicadores do IFRS ao longo dos anos e em comparação com outras instituições da Rede Federal. Também foi exposta a proposta de um Portal de Transparência e do Portal do Gestor, ambientes nos quais a comunidade e os gestores poderão acessar dados que refletem a evolução em relação aos quantitativos de estudantes, assim como a execução financeira/orçamentária das unidades. As ferramentas auxiliarão na tomada de decisões estratégicas referentes aos cursos ofertados e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Sobre o CD

Participam do Colégio de Dirigentes o reitor do IFRS, os diretores-gerais dos 17 campi e os pró-reitores.  O CD é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria.