Colegas dão dicas para as APNPs – parte 2

Para ajudar os colegas do IFRS que estão se preparando para a oferta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), servidores que têm experiência com o Moodle ou aula a distância elaboraram algumas dicas. Confira abaixo e leia também outras dicas na Parte 1, Parte 3.

Vinicius Hartmann Ferreira, professor de Informática do Campus Feliz

“Ensinar tendo como contexto o ambiente virtual apresenta muitos desafios, dentre eles o da comunicação entre docentes e discentes. Diferentemente das aulas planejadas para a sala de aula, na qual o professor complementa suas explicações com os materiais elaborados, no ambiente virtual o material disponibilizado será o principal recurso do estudante para aprender. Desta forma, sugere-se que os materiais sejam detalhados e contenham todas as explicações necessárias para sua compreensão, o que pode exigir alterações em materiais didáticos já utilizados em aulas presenciais no passado.”

Denise Genari, professora de Gestão do Campus Veranópolis

Identifique claramente os materiais que você está disponibilizando no Moodle. Para isso, mencione nos títulos de cada tópico ou recurso: o tipo de material (vídeo, slide, texto, atividade etc.), o tema tratado, as datas, o número da aula e qualquer outra informação que auxilie na organização. Também é importante ocultar ou excluir todos os recursos e itens que não estão sendo utilizados na disciplina. Isso evita a poluição visual da página e auxilia o estudante a identificar rapidamente os conteúdos atuais.”

Patricia Prochnow, professora de Informática do Campus Osório

“É essencial definir e deixar explícito o que o aluno vai aprender naquela unidade ou conteúdo. Ao final, também é importante sintetizar o que foi visto, fazendo um resumo.

Para contagem de tempo dos momentos assíncronos, uma dica é: 30 minutos para cada página de texto; e no caso dos vídeos, multiplique a duração por três, pois os alunos precisarão rever algumas vezes. Também evite vídeos com duração maior que 10 minutos e podcast com mais de 2 minutos, pois a tendência é abandonar.

Nas atividades, é importante ter questões que façam o aluno buscar as respostas no conteúdo oferecido pelo docente. Assim, garante-se que o aluno se apropriou do conteúdo. Também é bom exercícios com sorteio de questões aleatórias, fazendo com que cada aluno receba questões diferentes.”

Fernanda Pizzato, professora de Geografia do Campus Veranópolis

“Ao planejar a aula, lembre-se que os estudantes gastam bastante tempo para entender e executar as tarefas. É melhor o estudante se sentir capaz de realizar algo menor do que frustrado devido ao excesso de material. Foque em pontos imprescindíveis! Menos é mais.”