Colegas dão dicas para as APNPs – parte 1

Para ajudar os colegas do IFRS que estão se preparando para a oferta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), servidores que têm experiência com o Moodle ou aula a distância elaboraram algumas dicas. Confira

Rubilar Simões Júnior, professor de Matemática do Campus Rio Grande

“O planejamento das APNP precisa, necessariamente, considerar que os tempos não são os mesmos. Não basta transpor diretamente o que fazemos no presencial sem considerar que nesse momento excepcional o estudante não terá a interação imediata seja com o colega seja com o professor.”

Edimar Manica, professor de Informática do Campus Ibirubá

“Minha dica para o planejamento das atividades pedagógicas não presenciais é a utilização do Kahoot. O Kahoot é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Essa plataforma permite a aplicação de questionários usando elementos dos jogos, o que estimula um maior engajamento dos estudantes. Na versão gratuita, é possível incluir questões de múltipla escolha e opções de verdadeiro ou falso. Cada questão pode ter uma descrição textual, uma imagem, um conjunto de alternativas, um tempo para resposta e uma pontuação. O questionário pode ser aplicado de forma síncrona ou assíncrona, bem como individual ou em grupo. O professor poderá definir um prazo máximo para que os estudantes respondam o questionário e esses podem acessá-lo por meio de um navegador da Web ou do aplicativo para smartphones. É uma forma divertida e eficaz que contribui para a avaliação da aprendizagem.”

Alex Oliveira, professor de informática do Campus Porto Alegre:

• Faça o mais simples: utilize as ferramentas digitais que você mais domina;
  • Repense sua ação pedagógica, a APNP não é aula presencial a distância;
  • Deixe claro ao estudante como se dará a dinâmica de suas aulas;
  • Estruture uniformemente seu material por semana;
  • Avalie a proporcionalidade de materiais em relação ao tempo disponibilizado. Lembre que o estudante possivelmente terá outras disciplinas;
  • Lembre sempre de disponibilizar materiais ou atividades levando em conta o dispositivo que o aluno acessará;
  • Não esqueça que a maior parte do estudo realizado pelo estudante deverá ser assíncrono;
  • Utilize os momentos síncronos para tirar dúvidas e/ou para utilizar sala de aula invertida;
  • Se fizer vídeos, procure fazê-los curtos, no máximo de 15 minutos, mesmo que para uma determinada aula tenha de fazer dois ou mais vídeos;
  • Estimule o uso de ferramentas on-line síncronas baseadas em chats para manter o engajamento da turma.